Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Universidade expõe tecnologias em encontro internacional

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT), em conjunto com o Grupo de Inteligência Aplicada, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (GIA/Unioeste/CNPq) e o Laboratório de Sistemas Computacionais, expôs trabalhos num dos eventos mais importantes na área de tecnologias assistivas. Foi no 3º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, ocorrido no final do mês passado, em São Paulo.

18/11/2011 - 11:46


De acordo com a professora doutora Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a marca do Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, que este ano chega à sua terceira edição, “é a organização, coordenação e realização de atividades voltadas à difusão de ajudas técnicas e tecnologias inovadoras”.
Este 3º Encontro teve como objetivo analisar e discutir em que medida os princípios do Desenho Universal vêm sendo projetados para atender às mais variadas demandas por funcionalidade, influenciando a indústria brasileira no desenvolvimento atual e futuro de produtos com usabilidade e segurança.
Neste contexto, ainda de acordo com a secretária, “a missão é promover o conhecimento e a adoção desses princípios, bem como, especificamente, fortalecer o setor de Tecnologia Assistiva no País, incentivando toda cadeia produtiva, da pesquisa e inovação tecnológica à fabricação e comercialização de produtos e serviços voltados ao aumento da autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência.”.
Para ela, as transformações pelas quais o Brasil passará nos próximos anos, tendo em perspectiva a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, “representam inigualável oportunidade para conquistarmos profundos avanços sociais, rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva.”

Os produtos
Compartilhando espaço (estande) mantido pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), o NIT expôs três produtos inovadores, desenvolvidos com base no software xLupa, um ampliador de tela para pessoas com baixa visão e idosos, a saber: xLupa em versão desktop, xLupa em versão totem de autoatendimento e xLupa em versão dispositivo móvel. Esses dois últimos são os mais novos avanços produzidos pela equipe de pesquisa e desenvolvimento envolvida no projeto.
O professor Jorge Bidarra, coordenador geral do NIT, pesquisador e coordenador do projeto xLupa, afirma que além da exposição e do desempenho da Unioeste nesse evento “ter sido um sucesso, os trabalhos apresentados foram publicados no Catálogo de Tecnologias Assistivas, organizado pelo Fortec, com ampla distribuição pelos participantes do evento”.
Segundo Bidarra, o espaço da Unioeste foi bastante concorrido, com vários contatos importantes estabelecidos. “Com isso, a equipe se prepara, agora, para outra dinâmica de trabalho, tendo em vista atender algumas demandas que, na ocasião, foram feitas pelos interessados nos produtos expostos”.
Do evento, além dos professores Jorge Bidarra e Marcio Seiji Oyamada (professor e pesquisador do Colegiado de Ciência da Computação, Câmpus de Cascavel, e coordenador do laboratório de Sistemas Computacionais), participaram os acadêmicos Odair Moreira de Souza, Diego Rodrigo Hachmann e Astério José Nuemberg Junior, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), e Claudir Galesky Junior, bolsista Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI/CNPq).

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29