O programa beneficia milhares em todo o Brasil e, em 2010, promoveu mudanças para melhorar o serviço e oportunizar a utilização do recurso a um número ainda maior de ingressantes ou graduandos. A taxa de juros passou a ser de 3,4% ao ano e agora, além da Caixa Econômica Federal, que continua sendo o agente financiador do Fies, outros bancos poderão, posteriormente, participar do programa.
Os estudantes também podem, agora, solicitar o recurso durante a sua graduação. Ou seja, as inscrições podem ser feitas em processo contínuo, permitindo ao estudante recorrer ao fundo a qualquer tempo, em qualquer período do ano. A dívida é paga após a conclusão da graduação.
Na Unipar, mais de dois mil e trezentos estudantes, nas sete Unidades, utilizam o recurso. A maioria buscou o empréstimo no início da graduação, outros se beneficiaram das novas normas, que permitem acionar o crédito no decorrer do curso, mas todos estão imbuídos do mesmo sentimento e buscam a mesma meta: concluir a graduação e dar início à carreira profissional.
Na Unidade de Umuarama são 650 beneficiados. Tiago Zamboti, formando de Direito, é um deles. Ele recorreu ao programa em 2006, quando ingressou na Universidade. Segundo o graduando, o Fies entrou em sua vida no momento oportuno e foi fundamental para o alcance deste sonho.
“Havia terminado o segundo grau e, como todo jovem, queria, de imediato, ingressar na Universidade, mas não tinha dinheiro suficiente para isso. Com o Fies consegui e, daqui a poucos dias, estarei comemorando a conclusão. Não teria possibilidade nenhuma de ingressar se não houvesse esse benefício”, relembra o formando que comemora também o fato de, após a formatura, contar com um bom período de carência para dar início ao pagamento.
Feliz por ter usado o financiamento, ele recomenda. “Eu recomendo sim, para quem, assim como eu, tem um sonho, mas que as variáveis da vida não o permitem alcançá-lo”, ratifica. E aconselha: “Quem pretende utilizar o recurso, deve fazê-lo com responsabilidade. Devemos sempre correr atrás dos nossos objetivos e projetos de vida, pois, quem quer alcança, mesmo diante de muitos obstáculos”.
O Programa
Para participar, o candidato deve atender a alguns requisitos. Um deles é estar matriculado em um curso de graduação que tenha obtido avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e que seja oferecido por instituição de ensino superior participante do programa. A Unipar é participante e todos os cursos têm avaliação positiva.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo sistema eletrônico desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que pode ser acessado no portal do Ministério da Educação (www.mec.gov.br).
Mais informações podem ser obtidas no site do Fies ou diretamente nas Unidades da Unipar.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
Fies: Mais de dois mil estudantes da Unipar são beneficiados pelo programa
Um dos principais obstáculos encontrados pelos jovens que se candidatam a um curso superior refere-se aos investimentos necessários. Muitos têm a questão financeira como sua principal dificuldade em ingressar ou dar prosseguimento ao ensino superior. Para mudar este quadro, o Ministério da Educação criou em 1999 o Fies (Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), voltado a financiar a graduação de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos.
Mais lidas
- 1Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 2Prefeitura de Toledo recebe ofício do Ideas com posicionamento sobre HRT
- 3Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 4Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 5Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)




