1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Dirigente da Secretaria do Esporte do Paraná enaltece organização toledana dos Jogos Abertos

“Uma das melhores edições de Jogos Abertos já realizada em nosso estado sem dúvida nenhuma”. Esta afirmação foi feita por José Alberto de Campos, diretor de divisão de esportes de rendimento da Secretaria do Esporte do Paraná. Segundo o dirigente, a cidade de Toledo, sede da 54ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, está de parabéns. “São excelentes praças esportivas, bons alojamentos, toda uma infraestrutura que agrada atletas, comissões técnicas e responsáveis por delegação. Toda a administração municipal empenhada e em total harmonia com a organização estadual dos Jogos Abertos”.

18/11/2011 - 15:44


Outro momento enaltecido por José Alberto foi a abertura do evento. Para ele, o carinho e o calor do povo toledano em receber os jogos emocionaram as autoridades. “Usar um dos cartões postais da cidade para a ocasião, envolver atletas da casa reconhecidos internacionalmente na condução do fogo simbólico e, principalmente, trazer as pessoas para estarem presentes foi algo fantástico”. A abertura foi realizada no Parque Ecológico, em uma cerimônia que contou com o pronunciamento de autoridades, entre eles o governador Beto Richa, o secretário de Esportes, Evandro Roman, e o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, apresentação de artistas locais, desfile das delegações e a condução do fogo simbólico pelas atletas Nicole Müller, 3 medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Ana Venzell, bi-campeã  Pan-Americana Infanto-Juvenil e Pré-Juvenil,  e Angélica Kvieczynski, uma medalha de prata e duas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2011.
As três atletas conduziram a tocha olímpica, intercalando a participação de cada uma. Nicole percorreu o lago em um jet ski, Ana Venzell contornou a Usina do Conhecimento, sede da Comissão Central Organizadora e da Assessoria de Imprensa dos Japs, e Angélica transpôs o lago em uma passarela sob a água e chegou até o local onde a pira foi acesa cercada por um cordão de cerca de 400 crianças das escolas municipais de Toledo, que soltaram balões nas cores de Toledo.
Toledo também inseriu uma novidade nestes JAP´s. A pira olímpica, posicionada no ponto mais alto na Usina do Conhecimento, no Centro do Parque Ecológico Diva Paim Barth, permanece acesa desde a abertura dos Jogos. “Esse fato é inédito. Jamais, em nenhuma outra edição tivemos o fogo simbólico crepitando durante todo o período da competição”, explicou Moacir Domingues, da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Esporte do Paraná.
Apesar do grande número de competições, segundo Mauro Maiorki, secretário de Esportes e Lazer de Toledo, alguns espaços esportivos da cidade não precisaram ser utilizados. “O Ginásio de Esportes Lauri José Simon, no Jardim Panorama, e o Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, no Jardim Santa Maria, não estão sendo ocupados”, finalizou Maiorki.

Tocha olímpica
Outra novidade foi a confecção de uma tocha para a condução do fogo simbólico totalmente personalizada, com a logomarca dos Jogos Abertos. Em aço inoxidável, a tocha, confeccionada pela empresa Inomaq, de Toledo, deverá passar a integrar o acervo da Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo.

Texto: Ricardo Morante

Sem nome %281144 x 250 px%29