Na tarde desta segunda-feira (26) foi realizado o módulo “Gestão de Competências e Liderança de Equipes” para mulheres integrantes do Projeto de Extensão “Empoderando Mulheres do Campo”, que é realizado pelo Núcleo de Estudos e Práticas Inovadoras em Secretariado (NEPIS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Toledo, com apoio da Itaipu Binacional e Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco).
O objetivo é capacitar mulheres do campo para a gestão e sustentabilidade de empreendimentos de turismo rural na microrregião de Toledo. “O projeto é importante pois atua com famílias de base de agricultura familiar, em especial, com mulheres do campo que possuem empreendimentos de turismo rural na Microrregião de Toledo, a partir do empoderamento feminino e da capacitação dessas mulheres frente a gestão e liderança desses negócios de âmbito rural”, explica a coordenadora do projeto, professora Dra Carla Maria Schmidt.
Entre os assuntos tratados durante os módulos do projeto estão: lideranças femininas no campo; sustentabilidade ambiental; promoção da igualdade de gênero; empoderamento da mulher na comunicação e mídias digitais; planejamento e gestão de negócios rurais. “A partir dos conteúdos trabalhados, pretende-se apresentar contribuições para a sustentabilidade de vários empreendimentos e propriedades rurais do município de Toledo”, acrescenta.
Programação - Este primeiro módulo foi ministrado pela diretora de Indústria e Comércio da Deseco, Michelli Ferronato. Outros quatro módulos estão programados para as próximas semanas com diversos professores: “Atendimento ao Cliente” (02/060, “Gerenciamento de Custos Empresariais” (23/06), “Sustentabilidade e Cooperação” (14/07) e “Marketing e Comunicação Digital” (21/07).
A diretora Michelli Ferronato e o coordenador de Turismo e Eventos, Édson Mandotti, ressaltam que iniciativas como estas reforçam o empoderamento de mulheres do campo e permitem que o desenvolvimento econômico esteja presente em todos os segmentos do município.