1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Tratamento contra HIV/AIDS aumentou em média 10% neste ano em Toledo

A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Toledo registrou até o mês de outubro 36 novos casos de HIV/AIDS, sendo que 20 residem no Município. Em 2010, durante todo o ano, foram 40 casos. A coordenadora do CTA/SAE, Kassiana Cristina Rayser, afirmou que o número de casos aumenta – principalmente – no mês de fevereiro. Além que, durante a entrevista 98% das pessoas afirmam não utilizarem algum tipo de preservativo durante a relação sexual.

20/11/2011 - 11:52


No ano passado 280 pacientes estavam em tratamento. Em 2011 este quadro aumentou para aproximadamente 315. “Este número é elevado se comparado com anos anteriores, principalmente porque houve um aumento nos casos de HIV em adolescentes. Esta é uma preocupação do CTA, porque a cada dia, os adolescentes iniciam a vida sexual mais cedo e não utilizam algum método preventivo, apesar da realização de campanhas e orientações sobre a transmissão de doenças e a importância de usar a camisinha”.

Mulheres

O principal grupo que está sendo contaminado pelo vírus do HIV/AIDS é o das mulheres. Elas correspondem a 160 casos, enquanto os homens são 155. “Acredito que mais mulheres possuem a doença, porque são elas que procuram por um diagnóstico e estão dispostas a fazerem os exames de rotina. Os homens procuram somente quando sentem algum sintoma”.

Crianças

Atualmente, quatro crianças estão sendo acompanhadas pela equipe do CTA. De acordo com Kassiana, as mães – durante a gravidez - fizeram o tratamento para que o vírus não fosse transmitido ao bebê. De acordo com o diagnóstico dos médicos que atendem no CTA a chance de negativar é de 90%. “Está resposta somente saberemos quando a criança completar dois anos, porque se fizer o exame hoje o resultado será positivo, porque a criança recebeu anticorpos contra o vírus que a mãe produziu e passaram pela placenta. Por isso é preciso que a criança faça o teste a cada três meses. Só depois há o desaparecimento dos anticorpos que a mãe passou para o seu filho e a partir daí, se o teste for positivo ele estará contaminado, se for negativo ele não recebeu o vírus da mãe, apenas os anticorpos”.

Óbitos

Neste ano, quatro pessoas do sexo masculino foram a óbito, sendo duas de Toledo e as outras de Municípios vizinhos. “Depende do organismo de cada pessoa. Às vezes, dependendo do estágio da enfermidade, não é possível reverter o quadro com medicações. Por sua vez, com as doenças oportunistas ainda é possível viver bem e tomar medicação”.

Ela ainda salientou que uma pessoa em tratamento pode levar uma vida normal. A diferença é que terá que fazer os exames a cada dois ou três meses para averiguar a quantidade do vírus e como esta a defesa do organismo desta pessoa.

Dia Mundial

No dia 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra AIDS. Conforme Kassiana, em Toledo, a data será lembrada com uma caminhada pela cidade. Antes disso, às 14h, será realizada a entrega da premiação aos ganhadores do Concurso de Desenho - Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – “DST/HIV/AIDS – A prevenção está ao alcance das nossas mãos”. O principal objetivo foi proporcionar aos alunos informações atualizadas e corretas sobre o que é e como prevenir as DSTs/HIV/AIDS. Neste ano, o CTA recebeu aproximadamente 400 desenhos.

De acordo com a Kassiana, as doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS estão presentes no cotidiano das pessoas e é necessário mobilizar a sociedade para evitar que mais casos sejam diagnosticados.

Campanha

Kassiana afirmou que para 2012, o foco das atividades de prevenção e as orientações será o idoso. “No Município nunca fizemos nenhuma atividade voltada para este público. Antes pensava-se que idoso não fazia sexo, hoje já mudou. Os idosos estão mais ativos na sua sexualidade. No próximo ano, além de trabalhar com os adolescentes tentaremos desenvolver atividades com idosos. Ofertar exames ou orientar sobre a prevenção”.

Por Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29