1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

UEPF adota Enem como etapa do vestibular de 2012

A partir de 2012, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) adotará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma das etapas dos concursos vestibulares para ingresso nos cursos de graduação presencial e a distância, abrangendo as provas de Conhecimentos Gerais, Língua Estrangeira e Redação. Com isso, a instituição fará concursos vestibulares em apenas um dia (no domingo), aplicando provas da etapa vocacionada, com conteúdo pertinente ao curso escolhido pelos candidatos.

21/11/2011 - 13:39


Instituídas pela Resolução Univ. nº 34, as mudanças serão detalhadas para representantes de estabelecimentos de ensino públicos e particulares, cursos preparatórios e entidades representativas da área de educação nesta terça-feira (22), às 14h, na Sala dos Conselhos (bloco da Reitoria), no campus universitário de Uvaranas. O encontro será dirigido pela pró-reitora de Graduação, Graciete Tozetto Góes; pelo coordenador da Comissão Permanente de Seleção (CPS), professor Ivo Mario Matias; e pela coordenadora pedagógica da CPS, professora Aline Emilio.
Conforme o professor Ivo Matias, a adoção do Enem como etapa do vestibular foi bastante discutida no âmbito institucional, passando pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, Conselho de Administração e Conselho Universitário. O objetivo é adequar os vestibulares da UEPG às políticas educacionais do país para o ensino médio, que visam à democratização do acesso ao ensino superior. “O estudante que optar pela UEPG terá melhores condições de se preparar e melhorar o desempenho na etapa vocacionada, que cobra conteúdos específicos do curso escolhido”.
O coordenador lembra que a UEPG adotava o Enem na composição da nota do vestibular, mas de forma optativa. O candidato poderia solicitar o aproveitamento do resultado obtido nas provas objetivas do Enem, desde que tivesse no mínimo 40% de acerto no somatório das questões objetivas do exame. Agora, a participação no Enem será obrigatória, uma vez que a nota obtida a partir do exame de 2009 será usada integralmente na composição da nota do candidato, somada à nota da prova vocacionada.
De acordo com a Resolução Univ. nº 34, se houver qualquer ocorrência que venha a comprometer o processo de aproveitamento do resultado obtido no Enem, esse resultado não será incluído no cálculo da pontuação final de nenhum dos candidatos inscritos no respectivo concurso vestibular. Da mesma forma, se o MEC não oferecer a base de dados com o resultado da prova do Enem, em até cinco dias antes da data de divulgação do resultado do concurso vestibular previsto em edital, a CPS desconsiderará a nota do Enem, para os todos os inscritos no respectivo concurso.
Os demais procedimentos para inscrição, exclusivamente pela internet, política de cotas, acesso aos locais de prova, divulgação de resultados, matrícula e registro acadêmico seguem as regras de concurso vestibulares anteriores, com orientações especificadas no Manual do Candidato. Para os concursos vestibulares do próximo ano, a CPS têm agendadas as datas de 15 de julho e 9 de dezembro. As informações sobre período de inscrições e locais de provas, entre outros detalhes de cada concurso, serão definidas em editais específicos.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29