Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Unioeste conquista conceito 4 no Enade 2010

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está comemorando a classificação com nível 4 dada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) de 2010 e divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep).

22/11/2011 - 09:14


A Unioeste ficou com nível 4 na classificação geral quando foram avaliadas 2.176 universidades públicas e privadas de todo o País. O IGC, uma espécie de compilação de diversos dados do MEC, avalia anualmente a qualidade de cursos de graduação, doutorado e mestrado. O índice considera critérios como o desempenho dos estudantes no Enade, a infraestrutura das instituições, qualidade dos professores, programa pedagógico das avaliadas e as notas atribuídas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos cursos de mestrado e doutorado.
O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.
Para o pró-reitor de Graduação da Unioeste, professor Eurides Küster Macedo Junior, a conquista do nível 4 é o resultado de um trabalho sério e comprometido com o ensino superior de qualidade que a administração da Instituição, juntamente com seu corpo docente e de servidores, vem desenvolvendo ao longo dos anos.
No Enade 2010 a Unioeste teve avaliados os cursos ade Agronomia (Marechal Cândido Rondon) que ficou com conceito 4; Educação Física (Marechal Cândido Rondon) 4; Farmácia 5; Fisioterapia (Cascavel) 5; Medicina (Cascavel) 5; Odontologia (Cascavel) 4; Serviço Social (Toledo) 5; Zootecnia (Marechal Cândido Rondon) 4; e Enfermagem (Cascavel) 4.
O curso de Enfermagem do Câmpus de Foz do Iguaçu ficou sem conceito porque a prova do Enade foi realizada antes do término do ano letivo da graduação. Na sequência segue tabela com a classificação dos cursos da Unioeste em âmbito Estadual e Nacional:


Farmácia e Fisioterapia se destacam no Enade
O curso de Farmácia da Unioeste, pela quarta vez consecutiva, segundo a professora Luciana Fariña, recebeu conceito 5 na avaliação do Enade 2010. Além do conceito máximo no exame, que lhe conferiu o status de melhor curso da Universidade, a graduação obteve a segunda melhor nota do Brasil na área de Farmácia e a 23a melhor nota nacional entre todos os cursos da área da saúde avaliados, atrás somente da Universidade Federal do Paraná, sendo a primaiera instituição nacional nesta área e única do Estado a obter nota 5 nos dois conceitos, Enfade e CPC (Conceito Preliminar do Curso).
Em relação ao conceito CPC, a nota obtida pelo curso também foi considerada a maior da Unioeste e oitava melhor nota nacional na área de Farmácia, 20a melhor nota nacional na área de saúde, e entre as Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, a primeira melhor nota na área de Farmácia e segunda melhor em toda área de saúde, atrás somente do curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá.
A avaliação do Enade foi aplicada a 389 cursos de Farmácia e 2.303 cursos de saúde em todo Brasil, esse foi o melhor resultado do curso de Farmácia da Unioeste nesta avaliação, colocando-o entre os 25 melhores cursos universitários do Brasil avaliados em 2010.
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Juliana Cristina Frare, a graduação alcançou a primeira colocação em âmbito estadual devido a um conjunto de fatores, destacando entre eles está o comprometimento do corpo docente, que além das atividades acadêmicas, está inserido na prática profissional; a grade curricular compatível com as necessidades de formação do profissional fisioterapeuta, além da solidificação dos grupos de pesquisa dentro da instituição; o desenvolvimento de projetos de extensão permanentes, garantindo a integração acadêmico-comunidade e a grande demanda de pacientes, favorecendo a prática clínica. “Enfim, o curso de Fisioterapia da Unioeste é um curso pautado em 4 pilares básicos: ensino, pesquisa, extensão e assistência, o que faz a diferença na formação profissional de nossos acadêmicos”.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29