Segundo o secretário Luiz Claudio Romanelli, o resultado demonstra que mais paranaenses voltaram a trabalhar logo após perder o emprego e não precisaram do auxílio. "Desde o dia 29 de agosto, todas as Agências do Trabalhador do Paraná passaram a utilizar o Sistema Mais Emprego, que prioriza a recolocação no mercado de trabalho antes da habilitação do seguro desemprego", explicou o secretário.
Com o Mais Emprego, no ato do requerimento do benefício o trabalhador recebe opções de trabalho com registro em carteira e com condições iguais ou superiores ao posto que ocupava, como salário, carga horária e proximidade de sua residência.
Romanelli destaca que a cultura que existe em relação ao seguro desemprego está se modificando aos poucos. Os trabalhadores estão aprovando o novo sistema e aceitando as ofertas para um novo emprego, enquanto as empresas passaram a valorizar o profissional que acaba de sair do mercado.
"Em agosto, antes da implantação do Mais Emprego, foi realizado um projeto piloto na Agência do Trabalhador de Curitiba para estudar o novo funcionamento e analisar a aceitação por parte dos trabalhadores. Mesmo em experiência e sem qualquer imposição ao desempregado, oferecer um novo emprego para aquele que buscava o seguro fez o número de auxílios reduzir para 33.906, um índice 20% menor que a média", destacou Romanelli.
De acordo com o estudo da secretaria, os números apontam também para a redução do uso indevido do benefício. Acordos entre empresas e empregados, como o de continuar trabalhando sem registro em carteira e recebendo o auxílio, já não são praticados com facilidade. Assim, o seguro desemprego pode ser utilizado exclusivamente para prover assistência ao desempregado e auxiliá-lo na busca de um novo posto, como determina a Lei nº 7.998, de 2005.
Recebimentos do seguro desemprego no Paraná em 2011
Janeiro: 45.459
Fevereiro: 42.943
Março: 49.336
Abril: 44.360
Maio: 45.272
Junho: 41.456
Julho: 40.566
Agosto: 33.906
Setembro: 29.315
Total: 372.613
Da AE Notícias
GERAL
Número de paranaenses que recebem seguro desemprego diminui 30%
O número de trabalhadores desempregados que recebem o seguro desemprego diminuiu 30% no Paraná. Em setembro, 29.315 mil trabalhadores foram assegurados; a média mensal deste ano era de 43 mil benefícios. Os dados são de um estudo da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Sets), com base nos registros do Ministério do Trabalho.
Mais lidas
- 1Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
- 2Bazar Solidário em Toledo fortalece trabalho do Chemin Du Futur e transforma vidas
- 3Eleições definem os rumos do Brasil, e informação confiável fortalece a democracia
- 4Brasil que floresce além do agronegócio tradicional
- 5Toledo debate intersetorialidade no combate ao Trabalho Infantil
Últimas notícias
- 1Defesa Civil de Toledo promove palestra sobre o El Niño no CEU das Artes
- 2Planos de saúde terão que cobrir DIU hormonal em casos de endometriose
- 31º Seminário Regional para Trabalhadores da Saúde acontece em Cascavel na próxima quinta-feira
- 4Coreógrafa de Toledo é convocada para ser jurada em evento internacional de dança
- 5Sicredi Progresso PR/SP recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Ouro Verde do Oeste


