Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado sexta-feira

Nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Segundo Ivanice Primieri, assistente social do Banco de Sangue de Toledo, o final do ano e as férias são considerados períodos ruins para a unidade de coleta. “O período de férias é o mais difícil para o Banco. O movimento de doares diminui 35%”, afirma.

22/11/2011 - 15:19


Prazo de validade
Para Sérgio Akiyoshi, médico cooperado da Unimed Costa Oeste e também um dos responsáveis pela triagem do Banco de Sangue de Toledo, o problema mais grave das unidades não é a falta de sangue, mas sim o período da validade. “O sangue doado é separado em plaquetas, hemácias e plasma. As plaquetas têm validade curta, de apenas cinco dias, tornando-se inúteis depois desse tempo”, comenta. “Por isso precisamos de doadores frequentes. Empresas não devem mandar todos seus funcionários de uma vez. Divida-os em grupos de dez pessoas para que assim as doações possam ser mais bem aproveitadas”, finaliza Sérgio.

Quem pode doar
A partir dos 16 - acompanhado pelos pais – até pessoas com 60 anos podem ser doadores de sangue. Além de estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos, o voluntário deve portar um documento de identificação com foto (RG, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho ou Profissional).

O processo
Assim que chega ao banco de sangue, o doador faz um cadastro e responde a um questionário. Depois, passa pela triagem do médico e faz um teste hematológico. Caso estiver apto, realiza a doação. Todo o processo dura em média uma hora. Por fim, o doador recebe um lanche antes de ir pra casa. Além disso, exames de HIV, HCV, HBS, HBC, Sífilis, chagas e HTLV são feitos sem nenhum custo. O resultado é entregue na casa do doador.

Localização
O Banco de Sangue de Toledo está situado na rua Almirante Barroso, 2490 - Centro. Outras informações podem ser obtidas no telefone (45) 3379.1993.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29