1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Mostra de trabalho destaca cultura afro-brasileira

A escola municipal Anita Garibaldi está realizando nesta semana a 1ª Mostra de Trabalhos da Semana de Consciência Negra. A exposição conta com artigos, cartazes, objetos e trabalhos produzidos pelos alunos durante o ano, que retratam a diversidade cultural, étnico racial, conscientização e preconceito à pessoa negra, além de oficinas e rodas de capoeira.

23/11/2011 - 17:10


De acordo com a professora Ana Paula Santi as atividades e discussões referentes a esta cultura vêm sendo abordadas desde o início do ano. A proposta de inserção desta discussão no ambiente escolar surgiu a partir do projeto “A Cor da Cultura”, do governo federal, em 2010. “Quando os professores participaram da capacitação de ‘A Cor da Cultura’, onde eles trabalharam os valores da cultura afro-brasileira, a conscientização, o preconceito, trouxemos para a escola uma abordagem contínua sobre a diversidade de raças, cores, religião e outros assuntos importantes, que aconteceram durante todo o ano. A mostra é o resultado destas atividades”. Ana acrescenta que esse trabalho educativo enalteceu a importância da criança conhecer suas origens, saber o que é preconceito e, principalmente, a conscientização. “Esse é um trabalho que está surtindo efeito. Trabalhar essa discussão, não só durante a semana da consciência negra, faz com que o entendimento, da quebra de paradigmas e preconceitos, forme uma criança respeitadora, afirmando sua identidade e entendo a do próximo. No próximo ano queremos dar continuidade às discussões, mas com outras abordagens”.

A Cor da Cultura
Esse é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, da Secretaria Especial Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, através do Ministério da Educação (MEC). O projeto começou em 2004 e desde então, foram realizados audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história da cultura negra, sob um ponto de vista afirmativo. Em 2010 foi iniciada a segunda fase do projeto. No Paraná, 38 municípios participaram da ação, recebendo kits, capacitação de professores, com orientações sobre o trabalho educativo e a cultura afro-brasileira.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29