Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

PID Prati/Fasul: oportunidade de qualificação para jovens e adolescentes

Cento e vinte jovens recebem nesta sexta-feira, 25, o certificado de conclusão do Projeto de Inclusão Digital e Profissional – PID Prati/Fasul. A ação é realizada pela Indústria Farmacêutica Prati-Donaduzzi em parceria com a Faculdade Sul Brasil – Fasul com o objetivo de capacitar os adolescentes e os jovens para o mercado de trabalho. A formatura está marcada para as 19h30, no auditório da Fasul, e deve reunir amigos e familiares dos jovens que participaram do curso.

24/11/2011 - 08:25


O PID Prati/Fasul tem duração de 120 horas/aula e proporciona aos adolescentes e jovens - de forma gratuita - noções de informática, iniciação profissional, trabalho em equipe, qualidade no atendimento e cidadania. Distribuídos em cinco turmas, os alunos participam das aulas de segunda-feira a sexta-feira e também aos sábados, com periodicidade semanal de quatro horas. A interface entre as empresas acontece de forma que a Fasul contribui com o espaço físico e equipamentos, enquanto a Prati-Donaduzzi entra com os instrutores e equipe de acompanhamento.
Segundo a assistente social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon, o projeto é pioneiro e contempla adolescentes e jovens dos 14 aos 18 anos. “Quando iniciamos o curso havia participantes que não sabiam até mesmo ligar o computador. Por meio do projeto levamos o jovem a perceber o mercado de trabalho, a construção da imagem do profissional, da importância do feedback, entre outras ações”, destaca.

Cidadania
Além de aprender sobre informática e iniciação profissional, ao final do projeto os jovens desenvolvem uma ação de impacto na comunidade. Neste ano os participantes realizaram um trabalho de conscientização sobre a dengue com os moradores do BNH Tocantins. “Devido aos altos índices de infestação da doença, os jovens conversaram com os responsáveis pelo setor de Combate a Endemias de Toledo para realizar a pesquisa. Também aproveitamos a oportunidade para estabelecer uma proximidade com esse bairro que fica próximo a nossa empresa, de mostrar aos jovens a importância do voluntariado, de fazer algo pelos outros”, ressalta Maria Rita.

Oportunidade
O PID Prati/Fasul ainda visa identificar e contratar talentos. Conforme Maria Rita, seis jovens foram contratados para trabalhar na Prati-Donaduzzi na qualidade de aprendizes e outros encaminhados para entrevistas em diversas empresas de Toledo. “Uma grande parcela de jovens depois que terminam o curso conseguem emprego”, frisa.
As inscrições para as próximas turmas do PID Prati/Fasul serão realizadas no início de 2012. Adolescentes e Jovens dos 14 aos 18 anos podem se inscrever para participar do curso com duração de quatro meses.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29