1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Secretaria faz campanha contra a violência à mulher

A Secretaria da Mulher, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, vai realizar a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Conforme a secretária da Secretaria da Mulher, Mareli Ana Vanzzo Donin, a campanha é uma mobilização educativa nacional, que luta contra a violência e pela garantia dos direitos humanos. Ela inicia na quinta-feira (25) e segue até o dia 10 de dezembro.

19/11/2010 - 15:41


Nesta semana, foi realizada na sede da Secretaria, uma reunião com os membros da Associação de Ministros Evangélicos (AME), da Associação dos Pastores e representantes da Igreja Católica. “A importância do envolvimento da Igreja está na divulgação da campanha. Como eles são formadores de opinião poderão ajudar convidando a comunidade a participar da programação”, frisa a secretária. Durante a reunião foram distribuídos aos presentes panfletos explicativos sobre o trabalho da Secretaria e dados de violência contra a mulher. “Com certeza vamos nos empenhar nesta campanha, pois, como líderes religiosos, temos responsabilidade social”, afirma o presidente da Ame, pastor Carlos Magno Vieira.

Os dias escolhidos para a realização da campanha também representam outras celebrações, como na abertura da programação, no dia 25, também é o dia internacional da violência contra a mulher. O dia 1º de dezembro é o dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Já no dia 6 de dezembro foi o massacre de mulheres de Montreau, Canadá. E para encerrar a campanha, do dia 10 de dezembro também é celebrado do dia Internacional dos Direitos Humanos.

“A campanha foca a violência contra a mulher, mas iremos tratar de todas as violências. Infelizmente a lei Maria da Penha abrange apenas a violência contra a mulher, mas temos vários tipos como contra criança, idoso. Mesmo no século XXI, o ser humano ainda usa a violência contra outro ser humano, e isso deve parar”, afirma a presidente do Conselho da Mulher, Simone Beatriz Ferrari. “Além do perímetro urbano, iremos ao interior para conversar com as mulheres de todo o município, para atender aquelas que não têm como participar das outras atividades que serão realizadas ao longo da campanha”, finaliza.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

25 de novembro

8h30 – Encontro da 20° Regional de Saúde Sobre Violência Contra a Mulher, Auditório da Prefeitura.

10h – Inauguração da Delegacia da Mulher – Rua Dr Ciro Fernandes do Lago (ao lado do Mini-Hospital), na vila Pioneiro.

19h30 – Abertura solene da campanha, Biblioteca Pública, Centro.

20h – Lançamento da “Biblioteca Municipal de Gêneros”, com diversoslivros sobre a realidade da mulher brasileira, cedidos pela Secretaria da Mulher

20h15 – Palestra sobre “A violência contra a mulher e seus desafios na vida em sociedade”.

 

26 de novembro

8h30 - Formação de agentes públicos para o atendimento de gênero e implantação da Ficha de Notificação da Violência nas Unidades. Casa da Amizade. “Será uma manhã destinada aos agentes públicos, eles irão aprender a preencher a ficha de notificação, além de palestras com diversas áreas da saúde sobre violência”, afirma Simone.

 

1 de dezembro

8h30 – Caminhada pela Vida, saída na Praça Willy Barth.

9h – Ações e Serviços de orientação a população (serviços jurídicos, enfermagem, psicológico, educação física, entretenimento e orientação).

16h – Encerramento.

 

7 de dezembro

A equipe da Secretaria irá ao aos distritos do município levar informações sobre a temática em Clubes de Mães, Idosos e Bairros.

 

10 de dezembro (encerramento)

Trabalhos das Escolas, Associações, Igrejas, dentre outros. (Apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Saúde, Delegacia, Núcleo Jurídico, Unipar e Conselho Tutelar).

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29