Casa de not%c3%adcias 1144x150

Agroindústria familiar e turismo rural são motivos de orgulho para Iretama

Muito mais do que vocação socioeconômica, a diversidade e a qualidade dos produtos vindos diretamente dos campos de Iretama, no noroeste do Paraná, são motivo de orgulho para a população local. A fartura é resultado do Projeto de Agroindústrias Familiares e Turismo Rural, da Prefeitura Municipal, que, nos últimos três anos, reestrutura tanto a gestão das pequenas propriedades rurais quanto a cadeia produtiva do setor.

24/11/2011 - 12:28


O prefeito de Iretama, Antonio José Quesada Piazzalunga, mais conhecido como Toinzé, conta que, quando reassumiu a Prefeitura, em 2009, percebeu que muitas pessoas abandonavam o município por falta de renda. “Assumi a responsabilidade da minha função e iniciamos o projeto, cujas ações abrangem desde o cultivo da terra até a venda dos produtos aos consumidores, porque não adianta produzir e não ter para quem vender”, assinala.
Para o desenvolvimento dos trabalhos, o primeiro passo foi estabelecer parceria com o Sebrae/PR, pois a entidade realiza o Projeto Agroindústria Familiar na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). E, segundo Toinzé, a união de esforços entre prefeito, equipe da Secretaria da Agricultura, produtores rurais, e o apoio do Sebrae/PR são o segredo do sucesso.
“Todos se comprometeram com a causa e os frutos das ações apareceram na geração de empregos e renda. Além disso, os empreendedores recuperaram a autoestima e, agora, as pessoas permanecem no município”, enfatiza Toinzé, informando que Iretama já conta com 1.100 pequenas propriedades rurais e 18 agroindústrias formalizadas.

Prêmio
Por contribuir com o desenvolvimento do município, o projeto conquista cada vez mais destaque, tanto que venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural. O anúncio, seguido de premiação, ocorreu no último dia 7, em Foz do Iguaçu.
“A conquista é resultado de muito trabalho e dedicação, e mostra que estamos no caminho certo, rumo ao desenvolvimento”, comemora Toinzé. O Prêmio Prefeito Empreendedor reconhece as iniciativas consideradas como referências para o desenvolvimento local, a partir do apoio e do incentivo ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas em municípios. Em sua sétima edição, foram 105 inscritos e 70 finalistas no Paraná.
O consultor do Sebrae/PR em Campo Mourão, Carlos Alberto Facco, afirma que Iretama apresentou resposta imediata, porque houve o empenho da Prefeitura e da comunidade na criação de iniciativas complementares que potencializaram os resultados. “Realizamos capacitações em diversas áreas, como gestão, rotulagem, qualidade e boas práticas de fabricação, e o município se mostrou um campo fértil, que serve de modelo”, reitera.

Fruto
O produtor Antonio Alberto de Medeiros, proprietário do Embutidos e Defumados Jurema, é um dos protagonistas desse trabalho. Com orgulho, ele afirma ser o proprietário da primeira agroindústria formalizada em Iretama. “A Prefeitura e o Sebrae/PR nos deram muito apoio e, por isso, há dois anos, resolvi voltar para o campo”, assegura o produtor, que trabalhava em um açougue, há 16 anos, por falta de incentivo para as pequenas propriedades rurais.
“Nasci no sítio e, por necessidade, fui para o comércio. Com o projeto da agroindústria, pude realizar o sonho de voltar para o campo e montar o meu próprio negócio. Decidi trabalhar com embutidos e defumados por ter experiência com carnes, e estou muito satisfeito”, relata Antonio de Medeiros.

Projeto
Dentre as ações desenvolvidas pelo Projeto de Agroindústrias Familiares e Turismo Rural, está a criação, em 2009, da Cooperativa de Agricultoras Familiares Vale do Rio Cantú (Coarvcan). Atualmente, a iniciativa já conta com 120 cooperados, informa Aparecido José da Silva, integrante da equipe da Secretaria da Agricultura, que ajudou a desenvolver o projeto.
Entre as prioridades citadas por Aparecido da Silva também estavam as orientações sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, visando à formalização das agroindústrias. Já as ações de comercialização, como o Centro de Comercialização, e o fornecimento de produtos para hospitais e merenda escolar, foram destaques no projeto, pois ajudaram a aumentar, em média, 90% da renda dos produtores.
Para incentivar o turismo rural, também estão sendo realizadas mais de 200 horas de capacitações, e, em fevereiro de 2012, será lançado o roteiro de turismo rural e o prato típico do município. “Nosso grande desafio era preparar empresários e propriedades para receber turistas, mas essa etapa já está sendo vencida com sucesso”, assegura Aparecido da Silva.
A Troca Verde é outra ação que merece destaque, pois a iniciativa estimula a separação de materiais recicláveis domésticos, que podem ser trocados por legumes, frutas e verduras. Além de melhorar o cardápio de muitas pessoas carentes, os materiais são doados para cooperativas de reciclagens, reduzindo em 50% a ocupação do aterro sanitário.
Mais informações sobre o Projeto de Agroindústrias Familiares e Turismo Rural podem ser obtidos na Prefeitura de Iretama, no telefone (44) 3573-1668, ou no Sebrae/PR em Campo Mourão, pelo telefone (44) 3523-2500.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29