Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Famílias participam de sorteio de casas do Loteamento Orquídeas

O sonho da casa própria está mais próximo para 244 famílias de Toledo beneficiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida, uma parceria entre o governo federal, a Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Toledo. Na quinta-feira, 24, em um ato no Teatro Municipal, integrantes das 244 famílias contempladas, participaram do sorteio das casas, que serão entregues oficialmente na primeira quinzena de dezembro.

24/11/2011 - 15:32


“No feriado de 15 de novembro as famílias foram liberadas para visitar as casas e nesta quinta-feira fizeram a escolha, conforme sorteio”, explicou a secretária de Habitação e Urbanismo, Ione Bernhard, que juntamente com representantes da CEF coordenou o sorteio. “A seleção por sorteio é uma forma democrática das famílias escolherem o local onde irão morar”, explica ela.
As novas casas foram construídas no Loteamento Orquídeas, no Jardim Fachini. Pelo programa, a prestação vai equivaler a 1% do valor da renda mensal da família e a casa deverá ser quitada em dez anos. O programa beneficia famílias de baixa renda com uma casa de 41,82 metros quadrados com sala, cozinha, dois quartos e banheiro. Além destas, o município conta com outros projetos em andamento para a construção de novas casas. Destas sete casas são adaptadas e com 52 metros para atender mutuários cadeirantes.
Quatro dos novos projetos, cujos contratos deverão ser assinados em breve, serão executados através de financiamento com a CEF. Eles vão contemplar moradores de Vila Nova, com oito unidades; Dois Irmãos, com seis casas; Loteamento residencial Imperial, com 46 unidades, e Loteamento Residencial Barcelona, com 218 residências. O outro projeto será uma parceria do município com a Cohapar e prevê a construção de 315 residências no Jardim da Mata. Depois de assinados os contratos, a previsão é de que as casas sejam concluídas em até um ano.
Janice dos Santos de Souza não vê a hora de mudar para a casa nova. O sorteio da casa nesta quinta-feira será comemorado junto com o aniversário da filha caçula, que completou nesta data 4 anos. Ela aguardava desde 2007 na fila de espera a possibilidade de ter a casa própria. Agora ela pretende destinar o valor do aluguel da casa onde reside atualmente pela prestação da casa. “Será um dinheiro bem melhor investido”, avalia ela, que tem dois filhos, uma de quatro e um menino cadeirante de 11 anos de idade.
Rosângela Ferreira da Silva, quatro filhos, não acha que a casa ficará pequena para seis pessoas. Além dela e das crianças, seu pai irá mudar-se junto para a casa nova. “A gente se aperta e vai dar um jeito”, avisa. Para ela, a casa própria é a realização de um sonho de anos e representará um grande presente de Natal em 2011. Com 55 anos de idade, a auxiliar de serviços gerais Itália Krilov, viúva e com um filho deficiente, acha que a casa própria vai dar mais segurança à família. “Agora não vou mais me preocupar com o aluguel. O dinheiro será destinado para a prestação da casa. Vou pagar por algo que será nosso”, diz.
O prefeito em exercício, Lúcio de Marchi, acompanhou o início do sorteio das casas e ressaltou o esforço da administração municipal para assegurar este benefício às famílias. Segundo ele, a casa própria é o maior sonho das pessoas, independente da renda, e a prefeitura de Toledo tem trabalhado bastante neste sentido, juntamente com os parceiros. ”Casa própria significa endereço fixo, mais tranqüilidade e segurança para a família”, destacou ele.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29