Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Campanha de Prevenção ao Câncer divulga resultados

A exposição ao sol sem proteção das pessoas de Toledo e região ainda é considerada alta: 50% do público atendido na campanha de Prevenção ao Câncer de Pele relatou não utilizar nenhum tipo de filtro solar. O projeto aconteceu no último sábado, dia 26, na sede da Unimed Costa Oeste. Por outro lado, 40% das pessoas atendidas fazem uso de filtro solar. Apenas 10% informaram não se expor ao sol, utilizando roupas adequadas e filtro, com total proteção.

28/11/2011 - 13:00


Nesta 13ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele foram realizados 202 atendimentos pelos médicos dermatologistas. No montante, 104 mulheres e 96 homens. Em tempo: 47% do público compreendia a faixa dos 50 a 70 anos de idade.

Dúvidas
Segundo Simone Dall’Oglio Furlan, médica dermatologista e coordenadora do projeto, as dúvidas mais comuns entre os participantes foram sobre a correta utilização dos filtros solares e o seu custo elevado. “Foram analisados históricos familiares de câncer de pele e observados casos de lesões de câncer de pele confirmados”, conta a dermatologista. “Lesões pré-malignas detectadas sofreram encaminhamentos para exames de biópsia, cirurgia e tratamento adequado”, complementa a médica.

Encaminhamento
As planilhas com os dados obtidos em Toledo foram encaminhados à Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional de Curitiba, onde serão consideradas para a elaboração de políticas e estratégias no combate à doença.
Participaram dos trabalhos os médicos dermatologistas Auro Prochnau, Angela Bortoncello, Orlei Campagnollo – coordenados por Simone Dall`Oglio Furlan, médica. Voluntários também integraram o projeto.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29