1144x150 %284%29

CULTURA

Espetáculo de GR surpreende e encanta público do Teatro Municipal

“Moderno e muito bonito. Surpreendeu e foi muito além do que imaginava, comentou Valdir Locatelli, logo após o encerramento do espetáculo Quantas e Quantas, apresentado no domingo, 27, no Teatro Municipal, marcando o encerramento da programação de aniversário da casa.

28/11/2011 - 15:18


Pai de ex-ginasta, ele avalia que a ginástica rítmica de Toledo cresceu muito em Toledo e a beleza do espetáculo é uma pequena mostra do potencial das meninas, que se destacam no tablado e também no palco. “Deixou um gostinho de quero mais. Poderia ser uma apresentação mais longa”, acrescentou Débora Seyuri. Para ela, a apresentação de GR foi linda, “como é sempre a ginástica rítmica”. Quantas e Quantas foi especialmente montado para a ocasião e contou com a participação das atletas e professores da equipe de rendimento da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi.
“É um espetáculo que fala basicamente dos sentimentos, desde quando as crianças chegam nas nossas mãos, ainda na forma de casulos, que se transformam em pequenas borboletas, vão sendo lapidadas, crescendo e evoluindo, transformando-se em mulheres, que desabrocham, que vão, que ficam e também que voltam, algumas vezes, na condição de professores”, comenta o diretor do espetáculo, Jean Milan. A conquista e a permanente busca de alcançar os objetivos é simbolizada pelo esquilo, eternamente atrás de sua noz, personagem presente do início ao fim do espetáculo.
Ele destaca também que a maior exigência das atletas no espetáculo não foi a perfeição dos movimentos, quesito fundamental no tapete durante as disputas, mas a expressão corporal, que é um dos itens também avaliados nas competições. “Elas tiveram a oportunidade de trabalhar a expressão corporal, deixar aflorar os sentimentos, o que é muito positivo”, acrescentou Jean.
Com diferentes formações de conjuntos e utilizando recursos de tecidos, fitas, luzes e maças, aproveitando a habilidade das atletas no manuseio dos aparelhos, Quantas e Quantas mostrou a evolução das meninas, que se transformam em mulheres, sob o olhar atento dos professores, que orientam e direcionam para o desenvolvimento no esporte. Os mesmos que também subiram ao palco e encerraram o espetáculo com uma performance especial, surpreendendo desta vez, tanto o público quanto as ginastas, assim como nas quadras, quando elas fazem o show, graças ao trabalho de formação e orientação dos técnicos.
Surpresa com a beleza do espetáculo, a secretária municipal de Cultura, Rosângela Reche, sugeriu uma reedição. “É uma pena apresentar uma única vez um espetáculo tão bonito como este”, disse ela, sugerindo uma nova data para exibição, possibilitando assim que mais pessoas vejam este belíssimo trabalho. Uma nova agenda será estudada para o início do próximo ano.
Quantas e Quantas foi dirigido por Jean Milan e contou ainda com a coordenação da professora Solange Martins Paludo e coreografias dela e de Gracieli Morais, Daniella Sarks, Adelina Magedanz e Débora Souza.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29