1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Assinado termo para elaboração de plano de arborização para Toledo

Com o objetivo de preservar, ampliar e reordenar a arborização urbana de Toledo, para os próximos 20 anos, foi assinado na manhã desta segunda-feira, 28, o Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental. O documento prevê a elaboração do Plano de Arborização, regularizando o plantio de árvores dentro do perímetro urbano. A assinatura do Termo aconteceu na sede do Ecoclube, durante a reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente, pelo prefeito em exercício, Lúcio de Marchi, pelo promotor de justiça, Giovani Ferri, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Delmar Marino Hoffmann, pelo presidente do Conselho, Robert Gordon Hickson, entre outras autoridades ambientais.

28/11/2011 - 15:20


O termo de ajuste de conduta, que determina a padronização na arborização de Toledo, conforme o engenheiro Florestal, Paulo Jorge de Oliveira, analista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, vai além da questão paisagística. “O Plano pretende organizar o que existe hoje em termo de arborização, tratando quais árvores podem ser retiradas, em quais condições podem ser retiradas, dando direcionamento do que plantar, quando plantar, como plantar e quais espécies plantar”. Para isso, foi contratada uma empresa especializada em mapeamento ambiental, através de licitação, que irá realizar todo esse diagnóstico, apresentando a situação da arborização do município. O trabalho de mapeamento deverá ser realizado em 180 dias, conforme prevê o Termo de Ajustamento.
Essa ação de estruturação da arborização, seja pública ou privada, segundo o analista em Meio Ambiente, figura como instrumento importante para preservação e proteção ambiental, além dos aspectos paisagísticos, valorizando os espaços públicos e particulares.
Conforme o analista, esse é um fato inédito para o Paraná. Toledo está à frente de outros municípios, visando um plano para arborização adequada. “O plano prevê que daqui duas décadas todo o perímetro urbano esteja mapeado, com arborização correta. É necessário começar este trabalho agora, para no futuro ver o resultado desta ação”. Paulo acrescenta que os problemas de arborização constatados hoje defrontam com o plantio realizado no passado. “A falta de planejamento dos pioneiros do município trouxe esses resultados, de espécies inadequadas para área urbana, atrapalhando as vias de passeio, necessitando reurbanização com espécies apropriadas, tanto para paisagismo, quanto para o meio ambiente”.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Toledo, Delmar Marino Hoffmann, hoje o município encontra-se com vários espaços para arborização. “Com o plano, além de fazer o diagnóstico da situação arbórea de Toledo, em ver quais árvores apresentam problemas, poderemos definir, controlar e quais áreas necessitam de arborização”. O secretário destaca que cada árvore plantada tem sua importância ambiental. “Estudos mostram que a arborização contribui diretamente com a qualidade do clima, aumentando a umidade relativa do ar, garantindo a permeabilidade do solo, facilitando a drenagem da água, bem como, protegendo várzeas e pequenos cursos de água da área urbana”.
O primeiro passo, a partir de agora, será a homologação da empresa vencedora da licitação para o mapeamento, a Ambiental Costa Oeste, Projetos e Consultoria Técnica.  Posteriormente a empresa irá mapear todas as ruas do perímetro urbano. No prazo de doze meses o Plano deverá ser apresentado à Promotoria de Justiça, contendo o diagnóstico completo da arborização urbana.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29