Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Direção da 20ª Regional está na mira do MP

A promotora de Justiça Josilaine Aleteia de Andrade, do Ministério Público de Marechal Cândido Rondon, encaminhou há mais de um mês uma Recomendação Administrativa, por meio do oficio 734/2011, ao Conselho Municipal de Saúde, solicitando que analise se o diretor da 20ª Regional da Saúde de Toledo, Dieter Seyboth, ainda é sócio de hospitais no Marechal Cândido Rondon.

28/11/2011 - 15:24


O caso também é apurado pelo Ministério Público de Toledo a partir de um procedimento já instaurado. A Promotoria solicitou ao Ciscopar (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e à Junta Comercial do Paraná as mesmas informações. Caso sejam comprovadas as ligações, o MP poderá encaminhar pedido à Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) solicitando o afastamento de Dieter por motivos de conflitos de interesse e improbidade administrativa.
Isso porque o diretor da Regional, com abrangência à cidade de Marechal Rondon, foi sócio até o início do ano do Hospital Filadélfia. A unidade possui 240 leitos, todos conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde),
Dieter confirmou à equipe reportagem de O Paraná que deixou a sociedade, mas que o hospital continua sendo de sua família. O diretor permanece no quadro associativo de outra unidade de saúde no município, o Hospital Rondon que não presta serviços ao Estado nem à União, apenas eventualmente em situações específicas e de emergência. Essa informação também foi confirmada por Dieter.

Esclarecimentos já foram dados
O diretor Dieter Seyboth informa que apresentou seus argumentos no MP de Toledo. O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Rondon, Dartel Ferrari de Lima, diz que o assunto está na pauta da reunião de segunda-feira, 28. Nesse dia, o Conselho vai definir uma data para que Dieter se manifeste e possa apresentar a sua defesa. “Só depois disso é que decidiremos o que será feito e quais procedimentos serão adotados pelo Conselho”. A lei que rege o sistema de saúde determina que nenhum profissional seja nomeado a cargos públicos no setor, caso esteja no quadro social, ou seja, proprietário de empresas que prestam serviços públicos.

Crédito: Juliet Manfrin - Jornal o Paraná

Sem nome %281144 x 250 px%29