Casa de not%c3%adcias 1144x150

PRIMEIRO DAMISMO

O projeto de Lei, do executivo municipal que prevê a “legalização” do nepotismo, diante de uma possível derrota, saiu de pauta. O líder da Administração municipal, Luis Fritzen fez um pedido de vistas, o que tira o Projeto da pauta por duas sessões. Mas antes fez uma defesa de que garantir o direito do “empreguinho”, da primeira dama é uma forma de valorização da mulher. Ai, ai vereador... Só se for a valorização das primeiras damas, porque das mulheres que morrem por falta prevenção de câncer, por infecção urinária, ausência de mamografia, por preconceito, vítimas de um machismo escancarado ou velado atrás de risinhos bestas, não há valorização nenhuma. Mas este é outro capítulo que a Casa de Notícias vai tratar nesta semana.

28/11/2011 - 21:46


ENCONTRO DOS PRÉ

Marcaram presença na Câmara de Vereadores os pré-candidatos a prefeito em 2012, Beto Lunitti e Walmor Lodi. Há quem dissesse nos bastidores que dali poderá nascer uma única executiva. O tempo dirá! Para engrossar o caldo outro pré chegou: Alceu Dalbosco...será?

ENCONTRO TUCANO

Massing mencionou um encontro realizado no último sábado entre tucanos que contou com a presença do presidente da Alep. O tucano toledano disse estar satisfeito com a organização do seu partido, que segundo ele, já conta com mais de mil filiados.

ENCONTRO PEDETISTA

Parece que sábado foi o dia dos encontros partidários. João Martins disse que o PDT esteve reunido e promete uma cobrança mais intensiva de algumas secretarias. “Tem secretário que precisa responder por sua pasta. Algo novo está por acontecer em Toledo. Vou aos bastidores das secretarias para ver o que está acontecendo”, disparou João Martins sem sinalizar para nada de concreto. Basta saber se o novo prometido é o velho de sempre...

CANDIDATURA PRÓPRIA

No velho jogo da noiva, João Martins prometeu candidatura própria do PDT para 2012. Será?

É PROIBIDO PROIBIR

Um processo movido pelo vereador Luis Fritzen (PP), queria impedir que o empresário Beto Lunitti viesse a usar o seu tradicional apelido, nas eleições de 2012, caso venha a ser candidato. O Processo foi considerado improcedente e arquivado, óbvio! Mas a resposta parece que veio: o empresário deve incluir ao seu nome de nascimento, o nome que a sociedade aprendeu reconhecer ao longo dos 26 anos da existência da sua empresa na cidade: Beto Lunitti, a notícia foi dada pelo seu colega peemedebista, Leoclides Bisognin.

FALTA DE SEGURANÇA

Os barulhentos carros turbinados com potentes caixas de som têm perturbado o sossego alheio. E pior, está difícil de serem flagrados. Sem contar os assaltos e brigas que colocam em risco a segurança alheia. Segundo o vereador Ademar, há falta de policiamento e viaturas. O vereador quer formar uma comissão com outros colegas para ir até Curitiba para uma audiência com o secretário de Segurança.

HOSPITAL REGIONAL

O vereador Adriano Remonti (PT), disse que o deputado Federal, Zeca Dirceu comunicou seu gabinete que a bancada de deputados federais do Paraná se uniram para fazer diversas emendas coletivas, entre elas, para Toledo mais recursos para o Hospital Regional. “É uma ação não só de um deputado, mas de todos do Paraná, entre eles o Zeca, que esta prestando contas aos seus eleitores aqui em Toledo”.

VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

O vereador Paulo dos Santos  (PT) lembrou os números da violência contra as mulheres em Toledo. Ele disse que dos mais de cinco mil municípios no país, Toledo ocupa a nona posição e no Paraná é o primeiro em números da violência contra as mulheres. É bom lembrar que não se trata só da violência física, mas moral, social e psicológica. “A secretaria da Mulher, em Toledo, é só para a esposa do Derli (ex-prefeito, pois sua esposa é a secretária da pasta). Uma secretaria que foi criada como cabide de emprego, pois a receita destinada, pouco mais de R$ 400 mil, só cobre salários. Só faz casamentos coletivos, não há política pública para as mulheres”. Para quem vive dizendo que defende as mulheres a secretária está bem pobrinha, em especial se comparar com os recursos previstos para o Gabinete do Prefeito.

ESCOLA BORGES DE MEDEIROS

Segue a investigação interna na escola Borges de Medeiros, mas o que tudo indica é que a coisa vai ferver mesmo é no Ministério Público. Há quem fale em falsidade ideológica e até em estelionato. Cabe ao MP investigar e a justiça julgar.

Por Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29