1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

MPE Brasil divulga vencedores da etapa Paraná

Empresas que se destacam em quesitos como qualidade e capacidade empreendedora foram reconhecidas na noite da última segunda-feira, dia 28, ao vencerem o MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – etapa Paraná. A cerimônia de premiação aconteceu no Auditório Mario de Mari, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba. O evento reuniu empresários e representantes de entidades que apoiam a iniciativa.

29/11/2011 - 15:02


No Ciclo 2011, mais de 5 mil empresas se inscreveram no MPE Brasil, no Estado. Do total, cerca de 180 empresas candidatas, definidas após-análise de um comitê técnico, foram pré-selecionadas. Dessas, 22 foram classificadas para receberem a visita presencial dos avaliadores voluntários do MPE Brasil, profissionais capacitados por instrutores credenciados pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), sob coordenação do Movimento Paraná Competitivo (MPC) e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
Após análise das informações, cinco empresas paranaenses foram premiadas. Na categoria Comércio, a vencedora foi a empresa GP Piscinas Ltda, de Londrina, na região norte. Na categoria Indústria, a PZL Indústria Eletrônica, também de Londrina. Já na categoria Serviços, a empresa de Francisco Beltrão, na região sudoeste, Megasult Consultores Associadas Ltda, sagrou-se vencedora.
A categoria Serviços de Tecnologia da Informação foi vencida pela empresa Accion Ltda, de Maringá, na região noroeste. E a categoria Serviços de Turismo, pela Brematur Passagens de Turismo Ltda, de Curitiba.
Com base no modelo de excelência em gestão da FNQ, o MPE Brasil é realizado desde 2004 e já destacou empresas paranaenses no cenário nacional em outras edições. As vencedoras do MPE Brasil – etapa Paraná – passarão por um novo processo de avaliação, realizado por uma comissão técnica nacional, para classificar os empreendimentos que vão concorrer à etapa nacional, com cerimônia de premiação prevista para acontecer em março de 2012, em Brasília.
“O Paraná, a cada ano que passa, revela um aspecto positivo, que é o aumento no número de empresários que buscam a excelência na gestão de seus empreendimentos. O MPE Brasil norteia os dirigentes empresariais nesse desafio de fazer cada vez melhor e em buscar um posicionamento estratégico único em um mercado cada dia mais competitivo, avalia o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, que esteve presente na premiação.

O Prêmio
Para participar do MPE Brasil, explica o consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual do Prêmio pela entidade, André Rossi, os empresários precisaram preencher um questionário de autoavaliação, baseado no Modelo de Excelência da FNQ e que analisa as dimensões de Gestão Empresarial, Empreendedorismo, Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Inovação.
As informações prestadas nos questionários passaram por uma análise de comissão técnica do MPE Brasil, quanto às características de comportamento empreendedor dos empresários, gestão do negócio e resultados financeiros. A documentação da empresa junto aos órgãos competentes também foi checada, conforme determina o regulamento.
De acordo com Rossi, o objetivo da análise foi reconhecer as melhores empresas candidatas, que podem ser referência nacional, em critérios como melhoria de processos, preocupação com os resultados e com o aumento da competitividade empresarial.
“O questionário de autoavaliação do MPE Brasil e as visitas às empresas se caracterizam como ferramentas efetivas para medir o grau de maturidade da gestão em micro e pequenas empresas e selecionar quais chegarão à etapa final da premiação”, observa Rossi.
A gestora do MPE Brasil, pelo IBQP, Luciana Grandizoli, observa que o Prêmio cumpre o seu papel, que é maior que apenas o reconhecimento de empresas-referências em boas práticas de gestão. “Percebo que a premiação tem conseguido emocionar os empresários, mexe com os brios deles. Eu fico encantada com todo o processo e quero agradecer ao Sebrae/PR. O MPE Brasil ajuda os empresários a repensarem as suas empresas, alerta, inclusive, sobre questões como regularidade fiscal, com pagamento de tributos, o que não é fácil”, diz Luciana Grandizoli.

Realização
O MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Grupo Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com patrocínio do Governo Federal, Petrobras, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Votorantim e apoio da construtora Odebrecht.
No Paraná, a premiação é realizada em conjunto pelo Sebrae/PR e o IBQP, por meio do Movimento Paraná Competitivo (MPC), com patrocínio da Itaipu Binacional, Gerdau, Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
No Estado, a realização do MPE Brasil ainda com a parceria da FNQ, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Fórum QPC, Federação das Associações Comerciais do Estado do Paraná (Faciap), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR), Governo do Paraná e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Fampepar), entre outras entidades.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29