1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Fase final da II Maratona do Conhecimento será nesta quarta

Será realizada nesta quarta, 30, das 8h30 às 16h, a fase final da II Maratona do Conhecimento das Escolas Municipais de Toledo. Ao todo, 1970 alunos de 77 turmas de quinto ano das escolas municipais de Toledo participaram das quatro etapas anteriores, classificatórias para a final. Apenas uma equipe por escola, formada por três ou quatro alunos, participa da final, que irá premiará as quatro melhores equipes.

29/11/2011 - 15:31


Realizadas em junho (26), agosto (15), setembro (15) e novembro (30), as quatro etapas anteriores contaram com questões de múltipla escolha e outras atividades em diferentes disciplinas. Os alunos foram motivados a estudar e responder as perguntas relacionadas as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia do Paraná e de Toledo, Matemática, produção de textos e questões relacionadas ao meio ambiente. Em cada etapa os alunos somaram pontos para a classificação para a final.
Nesta quarta-feira, com a pontuação zerada, todas as equipes serão convidadas a participar de duas rodadas de soletrando, atividade em que os alunos são convidados a descrever como se escreve uma determinada palavra, além de testar conhecimentos nas disciplinas de Matemática, História do Paraná e gênero textual. As equipes vencedoras serão premiadas do primeiro ao quarto lugares, com uma poupança de R$ 500 por aluno para o primeiro colocado; uma coleção de DVDs cada, para estudantes classificados em segundo lugar; uma coleção de livros infantis cada, para os colocados em terceiro lugar e um jogo pedagógico cada, para a equipe classificada em quarto lugar.
Executada pelo segundo ano consecutivo, a Maratona do Conhecimento teve excelente aceitação entre os professores, alunos e a escolas, segundo avalia a professora Marta Balieiro Kurek, coordenadora da área de História e integrante da comissão organizadora. Segundo ela, a proposta manteve alunos e professores motivados e foi um instrumento extra de trabalho nas escolas, para a discussão dos conteúdos propostos nas várias disciplinas.
“Alunos e professores estão extremamente motivados. Prova disso é a intensa participação dos alunos. Todas as escolas municipais estão participando ativamente da Maratona”, informa Marta, ressaltando que neste ano a participação por escola na final será limitada ao máximo de 12 integrantes, em função do espaço físico no Centro Cultural Ondy Niederauer. “No próximo ano vamos verificar um espaço mais amplo, para que os demais colegas possam acompanhar e torcer pelos seus representantes. Cada escola conta com apenas uma equipe finalista”, explica Marta.
A Maratona do Conhecimento é aberta somente para estudantes do quinto ano das escolas municipais e visa estimular e promover o estudo dos conhecimentos de Matemática, Português, Ciências, Geografia e História de Toledo e do Paraná, incentivar a pesquisa, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão do conhecimento. A aceitação do projeto foi extremamente positiva e as escolas foram unânimes em manter o projeto, pelos resultados positivos que apresentou ao longo do ano, em suas várias etapas.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29