1144x150 %284%29

GERAL

Nova estrutura da Defesa Civil de Toledo é apresentada a comunidade

Atualmente, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Toledo é formada por 15 integrantes além do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) formado pelos Guardas Municipais, onde caso aconteça algum sinistro no Município a corporação é convocada para auxiliar nos trabalhos. Diante disso, na noite de segunda-feira (28), o Corpo de Bombeiros juntamente com a Secretaria de Segurança e Trânsito de Toledo convocaram algumas entidades e comunidades e, convidaram a população em geral para conhecer a nova estrutura da Defesa Civil de Toledo. Além de repassar informações de qual é o cenário estadual e nacional e enfatizar os serviços que devem ser prestados pela defesa civil. Na ocasião ainda entregou-se os certificados de reconhecimento aos voluntários que trabalharam na Campanha Abrace o Rio no início deste ano.

29/11/2011 - 16:23


O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Rogério Lima de Araújo, relatou que é fundamental - periodicamente - realizar estes encontros com a comunidade, pois é uma forma de organizar e coordenar as ações da Defesa Civil. “Devemos reunir os voluntários para passarmos os novos treinamentos de comando de incidentes, como eles devem agir, zelar pela sua segurança e das demais pessoas, entre outros dados”.
O capitão salientou que a Defesa Civil durante a última catástrofe agiu de forma rápida. “São inúmeros procedimentos que ajudam no atendimento emergencial. A defesa civil procurou agir de forma rápida e contornar a situação da melhor forma possível. O município possui uma estrutura de maquinários, físicas, pessoas na hora de agir precisamos de uma coordenação e quanto mais rápido melhor”.
Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, João Crespão, uma nova Comissão da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foi nomeada no início de novembro. “Reorganizamos a Defesa Civil dentro da Secretaria, desde a estrutura de pessoas até sobre qual o procedimento que deverá ser adotado no caso de ocorrer alguma catástrofe que mereça a sua ação, envolvendo a ação das secretarias, como estariam centralizadas as tomadas de decisões para que nós tenhamos muitas pessoas saindo em campo e não tendo o controle da ação”.
Crespão afirmou que a nova estrutura municipal da defesa civil é ideal, porém é preciso dar continuidade no incentivo de criar os núcleos. “As comunidades devem se organizar e criar os núcleos e trabalhar em ações preventivas quando verificarem algum problema, devem se antecipar e trabalhar em conjunto com a Secretaria. Pretendemos motivar ainda mais as comunidades já que a defesa civil é um trabalho voluntário. Além de disponibilizar mecanismos e ideias”.
Os interessados em fazer parte da defesa civil devem procurar pela Coordenadora Municipal na Secretaria de Segurança e Trânsito de Toledo, o Corpo de Bombeiros ou acessar o site da defesa civil e se cadastrar.

Sem nome %281144 x 250 px%29