O objetivo é que as autoridades vivenciem a realidade das pessoas com deficiência visando sua sensibilização para as dificuldades vividas por elas e pelas que têm mobilidade reduzida. O objetivo é que isso resulte na eliminação de barreiras arquitetônicas, físicas e atitudinais visando tornar Toledo mais acessível. A presidente da Atacar, Edna Zanetti, destaca que o evento visa ajudar as pessoas com deficiência a reduzir suas dificuldades de deslocamento e outras.
“Além do trabalho esportivo é o trabalho social que a Atacar desenvolve dentro da entidade, porque também temos dificuldades para a participação, para que as pessoas possam participar do HCR-Handebol em Cadeiras de Rodas, pois há dificuldades como a de transporte”, explica Edna Zanetti.
Em 1982, a Organização das Nações Unidas criou o Programa de Ação Mundial pelas pessoas com deficiência e dez anos depois a Assembleia Geral da ONU adotou o dia 3 de dezembro como data mundial visando conscientizar, comprometer e fazer com que as propostas sejam implementadas.
No dia 4 de dezembro, às 17h, os dois organismos e entidades realizam na quadra esportiva do Parque Ecológico Diva Paim Barth o I Encontro Cultural e Recreativo das Pessoas com Deficiência. O evento pretende mostrar as entidades que atuam com pessoas deficientes em Toledo e contará com apresentação da equipe de HCR-Handebol em Cadeiras de Rodas da Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi, que sagrou-se campeã estadual da modalidade adaptada no mês de outubro.
Da Assessoria
GERAL
Evento busca conscientizar para acessibilidade em Toledo
O dia internacional das pessoas com deficiência, no próximo dia 3, será marcado em Toledo com o encontro “Construindo nossa Toledo Acessível”, que será realizado na véspera, 2 de dezembro. A Atacar-Associação Toledense dos Atletas em Cadeiras de Rodas participará do evento organizado pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência-Coodep e Comissão Permanente de Acessibilidade. A programação prevê um passeio acessível reunindo pessoas com deficiência e autoridades a partir da esquina das ruas Barão do Rio Branco e Raimundo Leonardi, às 8h30, seguindo pela Rua Sarandi e depois pela Haroldo Hamilton.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
- 5Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
Últimas notícias
- 1“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 2Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 3ABETTOL inicia preparação para nova competição
- 4Brasil lamenta morte de seu maior instrumentista, Hermeto Pascoal
- 5Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor