1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Evento busca conscientizar para acessibilidade em Toledo

O dia internacional das pessoas com deficiência, no próximo dia 3, será marcado em Toledo com o encontro “Construindo nossa Toledo Acessível”, que será realizado na véspera, 2 de dezembro. A Atacar-Associação Toledense dos Atletas em Cadeiras de Rodas  participará do evento organizado pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência-Coodep e Comissão Permanente de Acessibilidade. A programação prevê um passeio acessível reunindo pessoas com deficiência e autoridades a partir da esquina das ruas Barão do Rio Branco e Raimundo Leonardi, às 8h30, seguindo pela Rua Sarandi e depois pela Haroldo Hamilton.

29/11/2011 - 16:26


O objetivo é que as autoridades vivenciem a realidade das pessoas com deficiência visando sua sensibilização para as dificuldades vividas por elas e pelas que têm mobilidade reduzida. O objetivo é que isso resulte na eliminação de barreiras arquitetônicas, físicas e atitudinais visando tornar Toledo mais acessível. A presidente da Atacar, Edna Zanetti, destaca que o evento visa ajudar as pessoas com deficiência a reduzir suas dificuldades de deslocamento e outras.
“Além do trabalho esportivo é o trabalho social que a Atacar desenvolve dentro da entidade, porque também temos dificuldades para a participação, para que as pessoas possam participar do HCR-Handebol em Cadeiras de Rodas, pois há dificuldades como a de transporte”, explica Edna Zanetti.
Em 1982, a Organização das Nações Unidas criou o Programa de Ação Mundial pelas pessoas com deficiência e dez anos depois a Assembleia Geral da ONU adotou o dia 3 de dezembro como  data mundial visando conscientizar, comprometer e fazer com que as propostas sejam implementadas.  
No dia 4 de dezembro, às 17h, os dois organismos e entidades realizam na quadra esportiva do Parque Ecológico Diva Paim Barth o I Encontro Cultural e Recreativo das Pessoas com Deficiência. O evento pretende mostrar as entidades que atuam com pessoas deficientes em Toledo e contará com apresentação da equipe de HCR-Handebol em Cadeiras de Rodas da Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi, que sagrou-se campeã estadual da modalidade adaptada no mês de outubro.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29