1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Memória arquitetônica de Toledo vira livro

As lembranças da infância de uma cidade simples, onde seu povo vivia em comunidade, compartilhava a vida, sonhos e dificuldades insistia em ocupar a mente e alma de uma artista, instigada por uma imagem que também desaparecia, as edificações de madeira, que se materializa em um livro que retrata não só a memória arquitetônica, mas reconta uma história de amor.

21/11/2010 - 14:37


Foram quase cinco anos recolhendo materiais, na mente, nos acervos e na presença daquelas casas de madeiras que ainda resistem ao esquecimento do homem e resulta hoje no belíssimo livro “Edificações de Madeira”.

A memória arquitetônica das edificações de madeira foi retratada por 38 artistas. Para a artista de organizadora da obra “Luiza de Sá Moreira a obra é um recorte sobre o tema. “ Não é um tratado, não é um completo livro sobre o assunto, apenas um recorte possível, ‘o nosso’ recorte, por isso mesmo, o mais significativo, ao menos agora. É a produção de professores e alunos do atelier onde dou aulas, durante um período (2005) centrado no conjunto arquitetônico dos anos iniciais desta cidade de Toledo, entre 1947até a década de 1980. Foram 38 pessoas desenhando, pintando, fazendo mosaicos retratando, cada um com seu jeito, seu apuro técnico, sua limitação também, o ambiente toledano de sua infância e juventude. Uma sacudida afetuosa na memória, que integrou nessa história de simplicidade, coragem, conchego e solidariedade, aqueles que, como eu, não viveram aqui essa fase.  Enfim, quem consegue ler entrelinhas, perceberá que esse livro é uma bela história de amor”.

Já a outra organizadora da obra, a artista Cassandra Campos que viveu aqui esta história, viveu em uma dessas casas de madeira e com o passar do tempo viu estas casas caírem desaparecerem, e isto a moveu junto com outros artistas o desejo de retratar este cenário que ainda está presente em nossas memórias.

Você pode conhecer está história em vídeo daqui a pouco, na Casa de Notícias.

Texto Selma Becker

Sem nome %281144 x 250 px%29