1144x150 %284%29

GERAL

Anvisa capacita profissionais para inspeção em serviços de hemoterapia

Até sexta-feira (02), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realiza, em Porto Alegre (RS), o Curso de Inspeção em Serviços de Hemoterapia para técnicos das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O curso, desenvolvido no âmbito do Projeto de Monitoramento de Risco Sanitário Potencial dos Serviços de Hemoterapia brasileiros, objetiva o intercâmbio de conhecimentos técnicos, capacitação de inspetores de Vigilância Sanitária e o desenvolvimento de redes para apoio às inspeções.

30/11/2011 - 09:53


O Projeto tem ainda como meta identificar e avaliar a situação sanitária dos serviços de hemoterapia para subsidiar as ações de melhoria da segurança e qualidade dos serviços e produtos.
Ocurso está divido em duas fases. A primeira objetiva desenvolver competências e habilidades para a atividade de inspeção sanitária em serviços de hemoterapia. São aulas expositivas e atividades práticas e análises documentais sobre o ciclo do sangue e mecanismos de observação de pontos críticos de controle para aprimorar a ação de vigilância sanitária.
A segunda fase, que será realizada no primeiro semestre de 2012, em cada estado, prevê inspeções conjuntas em serviços de hemoterapia para aprimorar o treinamento dos inspetores. Essas inspeções apresentam à Anvisa e aos respectivos estados um panorama real do risco e favorecem a implementação de medidas que visam à melhoria, tanto do perfil sanitário, quanto das políticas públicas de saúde.
Este é o terceiro curso realizado desde que o Projeto de Monitoramento teve início em 2010, na Região Norte. Em 2011, foi realizado, no primeiro semestre, na Região Nordeste e no Estado do Espírito Santo. Já foram capacitados cerca de 130 profissionais e mais 60 estão participando deste curso em Porto Alegre.  São, em sua maioria, novos inspetores de Vigilância Sanitária na área de sangue e componentes, além de técnicos da hemorrede.
Com o desenvolvimento do Projeto, a Anvisa busca a qualificação da regulação, inspeção e monitoramento do risco, além da redução das desigualdades na prestação de serviços de hemoterapia.

Imprensa/Anvisa

Sem nome %281144 x 250 px%29