1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Câmara aprova homenagens dos 59 anos de Toledo

A Câmara Municipal aprovou as homenagens a personalidades que serão agraciadas com o título de Cidadão Honorário e a Medalha Willy Barth nos festejos dos 59 anos de emancipação de Toledo. Foram aprovados cinco nomes para o recebimento da cidadania honorária – Carlos Augusto Pootz, José Aroldo Gallassini, Léo Anschau, Luiz Augusto Minghini Filho e Luiz Schaeffer – e sete para a medalha – Carlos Alberto Dulaba, Valdelir Domingos Bortolotto, Valmiro Ângelo Vanzella, Angélica Kvieczynski, Nicole Müller, Ana Paula Scheffer e Gabriela Maria Andrioli.

30/11/2011 - 13:40


A Câmara Municipal propôs três dos homenageados com a cidadania honorária, ficando outros dois por conta do Executivo. Já a Medalha Willy Barth teve três nomes propostos pelo Legislativo e outros quatro - as ginastas Angélica Kvieczynski, Nicole Müller, Ana Paula Scheffer e Gabriela Maria Andrioli – pelo Executivo, conforme o Decreto nº 699. As propostas apreciadas na Câmara foram votadas e aprovadas por unanimidade nas sessões dos dias 16 e 21 de novembro e serão entregues em sessão solene no dia 13 de dezembro, às 20h, no Teatro Municipal de Toledo, juntamente com as demais homenagens.
Carlos Augusto Pootz foi escolhido para receber a cidadania honorária por sua contribuição ao desenvolvimento do município no setor de transporte, conforme o Projeto de Lei nº 182. Atuando no setor desde 1980, seu nome foi proposto pelo vereador Ademar Dorfschmidt. Nascido em Erexim, Rio Grande do Sul, há 80 anos, ele veio para o Paraná em 1964 com a esposa Hilda Frieda Hennig, já falecida, com quem teve os filhos Maide, Egon, Bruno e Rudi. Após instalar-se em Nova Santa Rosa, em 1980 veio para Toledo onde atua como membro da Igreja Evangélica Luterana do Brasil e proprietário da Transportadora Nova Santa Rosa Ltda., fundada em 1980.
O agrônomo José Aroldo Gallassini, diretor-presidente da Coamo Agroindustrial Cooperativa, foi indicado para a cidadania honorária por sua contribuição para o desenvolvimento do cooperativismo de Toledo, conforme o Projeto de Lei nº 183, proposto pelo vereador Renato Reimann. Formado em Agronomia pela UFPR em 1967 ele atuou na Acarpa de Campo Mourão de 1968 a 71, fundando a Coamo em 1970 na busca de desenvolvimento da região. A cooperativa mourãoense tornou-se a maior da América Latina, colocando-se entre as maiores empresas do agronegócio brasileiro, chegando a Toledo através da aquisição de entrepostos da Coopagro. Expoente do movimento cooperativista, o agrônomo José Aroldo Gallassini há mais de 35 anos comanda a trajetória da Coamo, que hoje reúne 23.500 cooperados e 5.500 funcionários. Atuando em 61 municípios nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, o trabalho liderado por Gallassini nos últimos 35 anos, com responsabilidade social e geração de empregos, divisas, tributos e qualidade de vida, através do recebimento e industrialização de grãos, foi reconhecido através de títulos de cidadania de 25 municípios do Paraná e de São Domingos, Santa Catarina. Ele também recebeu prêmios como a Medalha do Mérito Industrial do Paraná, conferido pela Fiep em 2004, o título de “O homem do ano de Comércio Exterior do Paraná” em 2002, concedido pela Fiep, CEXPAR e Jornal Indústria e Comércio de Curitiba e Cidadão Honorário do Paraná em 1990.
Também será homenageado o odontólogo Luiz Augusto Minghini Filho, pelos relevantes serviços prestados ao Município, conforme o Projeto de Lei nº 184, proposto pelo vereador Expedito Ferreira. Nascido em Ribeirão Claro - PR, há 60 anos, Minghini veio para Toledo em 1976, a convite de seu primo que era médico na cidade. Em 1984 ingressou na Prefeitura de Toledo, buscando implantar uma odontologia de caráter preventivo e realizando uma série de especializações, como clinica do bebê na UEL e Odontopediatria pela USP (Bauru) e pós graduações com ênfase em saúde publica. Começou então trabalho na Prefeiturade de Toledo com uma velha Kombi e uma cadeira indêntica a uma de barbeiro, fazendo visitas nas escolas para falar de saúde bucal e aplicar flúor, num trabalho de educação para a saúde bucal que aos poucos foi se tornando conhecido e reconhecido. Com 26 anos dedicados à odontologia social na Secretaria da Saúde, Minghini colaborou para a mudança de hábitos e a consequente melhoria na qualidade de vida da população toledana.
Leo Inácio Anschau foi indicado, através do Projeto de Lei nº 187, por sua contribuição ao desenvolvimento do Município, tanto nos aspectos político e social, quanto nas questões educacionais e religiosas. Professor da rede estadual de ensino, Anschau exerceu diversas funções e cargos públicos no município, elegendo-se vereador, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito. Também foi diretor presidente da Funtec-Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Toledo, diretor superintendente da Emdur e secretário de Assistência Social, desempenhando, atualmente, o cargo de chefe do 27º Núcleo Regional de Educação. Licenciado em Matemática, Anschau é ainda pós-graduado em Metodologia para Aplicações da Informática na Matemática e mestre em Ciências da Educação.
Luiz Schaefer foi apontado à cidadania pelo Projeto de Lei nº 187 por sua atuação pela agricultura familiar e o associativismo. Luiz Schaefer é um dos primeiros sócios do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, tendo exercido, desde 1981, diversas funções na sua diretoria, inclusive o cargo de presidente, que vem desempenhando desde 2000 até a presente data, com atuação marcante na defesa dos interesses dos pequenos produtores rurais e no apoio à agricultura familiar no município. Schaefer também desempenhou as funções de sub-prefeito, administrador distrital e presidente da Associação de Moradores de Novo Sobradinho, assim como de membro de diretorias de várias outras entidades sociais, esportivas e religiosas no município.
O Projeto de Resolução nº 22, da Mesa Diretora, propôs o nome do empresário Valmiro Ângelo Vanzella para receber a Medalha Willy Barth, pela sua participação no setor empresarial e comunitário de Toledo. Já o Projeto de Resolução nº 23 colocou à apreciação o nome do executivo Carlos Alberto Dulaba, pela sua participação no desenvolvimento social e comunitário de Toledo. Por fim, o Projeto de Resolução nº 24 propôs e teve aprovado o nome do empresário Valdelir Domingos Bortolotto por sua contribuição no desenvolvimento do município. Já as ginastas Angélica Kvieczynski, Nicole Müller, Ana Paula Scheffer e Gabriela Maria Andrioli foram agraciadas com a Medalha Willy Barth por suas conquistas nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003; do Rio de Janeiro, em 2007 e de Medellín, em 2011; além das Olimpíadas de Pequim, Prêmio Brasil Olímpico, Jogos Sul-Americanos e diversas outras disputas nacionais e internacionais onde levaram o nome de Toledo.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29