1144x150 %284%29

GERAL

Programação especial marca Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física, comemorado no dia 3 de dezembro, a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (COODEP) realizará a segunda edição do “Construindo Nossa Toledo Acessível”, nesta sexta-feira, 2, às 8h30, e o primeiro Encontro Cultural e Recreativo das Pessoas com Deficiência, no domingo, 4, às 17h, na quadra esportiva do Parque Ecológico Diva Paim Barth.

30/11/2011 - 15:17


As atividades, segundo a coordenadora da COODEP, Edna Zanetti, fazem parte de uma ação para dar mais visibilidade da pessoa com deficiência, promovendo uma melhor qualidade de vida e integrando-a na sociedade como todos têm direito. “Esta é uma luta de vários anos, onde o deficiente físico está conquistando seu espaço. Não bastam somente ações em leis, mas é preciso mudar a cultura da pessoa em ver o deficiente, não como uma pessoa diferente”, destaca Edna, salientando que estes encontros fortalecem a visibilidade da pessoa com deficiência na sociedade. “Prova desse resultado são as mudanças que vem acontecendo, mesmo que  pequenas, na conscientização da população em aceitar e enxergar o deficiente como qualquer outro cidadão”.

Toledo Acessível
O “Construindo Nossa Toledo Acessível” também é um projeto da COODEP que busca formas de sensibilizar a população, autoridades, para que tenham conhecimento das dificuldades e problemas encontrados pelos deficientes físicos, eliminando barreiras, seja arquitetônica, física ou de atitude e respeito.
Neste segundo encontro, conforme Edna, será realizado um passeio com a participação de deficientes e autoridades. A proposta é sensibilizar as autoridades para os problemas enfrentados pelos deficientes em ações bem simples, como um passeio. “Muitas vezes as pessoas não percebem o que significa não poder caminhar por uma calçada nivelada ou passar de cadeiras de rodas em meio fio, dificuldades de acesso às empresas e estabelecimentos que não possuem rampas. Com o Toledo Acessível queremos fortalecer, integrar e socializar as pessoas com deficiência e a comunidade, para tornar Toledo um cidade provida de acessibilidade”.
O passeio inicia às 8h30, em frente à rodoviária, e as autoridades serão convidadas a participar reproduzindo algumas limitações dos deficientes físicos, andando em cadeiras de rodas ou com venda nos olhos.

Encontro Cultural
Ainda integrando a programação será realizado no domingo, 4, o I Encontro Cultural e Recreativo das Pessoas com Deficiência. Com a mesma proposta do Toledo Acessível – buscar integrar e socializar as pessoas com deficiência – este encontro é promovido com intuito de promover atividades recreativas entre os deficientes e a comunidade. Serão realizadas apresentações artísticas e esportivas de grupos e entidades de e para pessoas com deficiência de Toledo. A programação inicia às 17h, na quadra esportiva do Parque Ecológico Diva Paim Barth. Foram convidados para esta recreação as entidades e organizações, como a Associação Toledense de Atletas em Cadeira de Rodas (ATACAR); Associação de Pais e Amigos dos Autistas (VIDA), com apresentações; Associação de Capoeira e Arte; Associação dos Deficientes Visuais de Toledo (ADVT), com apresentação de gaiteiros; Associação dos Deficientes Físicos de Toledo (ADFT), com roda de chimarrão e apresentação de teatro, da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA).

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29