No caso do Brasil o sócio é a Unioeste cuja responsabilidade é a implantação do Projeto Caldes em três municípios da Região Oeste do Paraná (Toledo, Tupãssi e São Pedro de Iguaçu).
O projeto contempla a execução de várias ações, sendo as principais: Coordenar as diversas atuações; Capacitar aos membros das entidades sócias; Criar um foro e realizar jornadas participativas; firmar o Pacto Territorial para o Desenvolvimento Sustentável (PTDS); Criar o grupo de trabalho técnico; Implantar projeto piloto de demonstração; Elaborar planos de visibilidade e comunicação; Supervisão e avaliação do projeto. Os resultados esperados são: a melhoria da qualidade de vida da população; o desenvolvimento socioeconômico dos municípios beneficiários; a capacitação dos atores; a mitigação dos problemas ambientais; a criação de uma rede permanente para troca de experiência entre as entidades sociais dos outros países; o Impulso de uma nova cultura de participação pública; e a geração de emprego e renda, em especial para os grupos prioritários das regiões sócias.
Esta iniciativa tem como organização a região distrital da Ribera Alta (Espanha) e conta como sócios do projeto, além da Unioeste, representando o Estado do Paraná, a Câmara Distrital de Água Grande de Santo Tomé y Príncipe (África); Instituto para a Democracia e o Desenvolvimento, também do mesmo país africano, além de Cantón de Upala (Costa Rica) e a Fundação Comunidad Valenciana da Espanha.
As atividades desenvolvidas pela Unioeste juntos aos três municípios da região consistem em Tupãssi na atuação na educação ambiental e compostagem. No município de Toledo às atividades são voltadas para a geração de energia dos gases produzidos pelo aterro sanitário; e no município de São Pedro do Iguaçu o projeto consiste em atividades de educação ambiental, coleta seletiva e uso racional da água.
O reitor Alcibiades Luiz Orlando, destacou a importância da participação da Unioeste neste projeto e comentou que “as universidades estaduais do Paraná vem atuando de forma intensa no sentido de construir relações interinstitucionais e possibilitar o intercâmbio e a troca de experiências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa junto a instituições estrangeiras”.
Da Assessoria
GERAL
Unioeste avalia plano de ação do Projeto Caldes
Ontem (30) o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Alcibiades Luiz Orlando esteve reunido com participantes do projeto de capacitação de autoridades locais para o desenvolvimento sustentável (Caldes) e representante dos municípios de Toledo, Tupãssi e São Pedro do Iguaçu, em que o projeto será realizado. O projeto europeu denominado Caldes, tem como finalidade a capacitação das autoridades locais dos municípios de diversos países visando a melhoria das suas atuações no âmbito do planejamento e gestão ambiental dos respectivos territórios. O projeto está contemplado com financiamento junto ao programa EuropeAid, co-financiado com 75 % pela Comissão Europeia.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 2US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025
- 3Toledo bate recorde em “Dia D” de Campanha de Vacinação Contra a Influenza
- 4Professores de escolas públicas recebem formação com foco em sustentabilidade e inovação educacional
- 5Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres