Com mais de 300 alunos e profissionais da música, procedentes das mais diversas regiões do país e do exterior, a segunda edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (FESTIMAP) já movimenta a cidade de Toledo-PR. O encontro acontece de 13 a 19 de julho, transformando a cidade paranaense na capital nacional da música de concerto, ao longo de uma semana.
Alunos da Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Uruguai e de diversos estados do Brasil, como Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, integram a programação, demonstrando a relevância do FESTIMAP e seu lugar de destaque no cenário artístico-musical nacional, bem como no circuito internacional de festivais de música.
O encontro promove uma programação intensa de Concertos Especiais, levando música a espaços onde dificilmente o público teria acesso à programação, Concertos Noturnos, com alguns dos mais relevantes nomes da música erudita e instrumental do país e do exterior, além de uma agenda de oficinas para instrumentos orquestrais, regência, canto e coro que reúne professores e profissionais vindos dos EUA, da Alemanha, Itália e de relevantes universidades do país, como a USP e UFRJ.
Oficinas
Além de classes voltadas a todos os instrumentos que integram uma orquestra sinfônica, as vozes ganham especial destaque no Festival, com oficinas de Canto Lírico, Coro Sinfônico e Coral Infantil, com mais de 80 crianças no palco, sob a regência da maestrina Dulce Primo, de Curitiba, responsável pelo projeto Natal no Palácio Encantado.
A programação artística destaca-se pelo alto nível e traz, dentre outras atrações, a Orquestra Versatilis, o sexteto “Jive for Five”, de Minas Gerais, quatro pianistas italianos - convidados especiais dessa edição - bem como a orquestra acadêmica, orquestra sinfônica e, pela primeira vez no palco do Festimap, a orquestra Serprati.
Além da série de Concertos Noturnos, o FESTIMAP leva a sua música por todos os cantos da cidade, a espaços como hospitais, igrejas, Certi, Prati e Praça Willy Barth.
Cenário cultural
Sob a batuta do maestro Jean Reis, diretor artístico, que tem no seu currículo reconhecido mérito e vasta experiência na idealização e realização de festivais de música pelo Brasil, o FESTIMAP tem a produção da Piu Mosso, sob a direção administrativa de Raquel Mantovani.
"O apoio integral da Prati-Donaduzzi - empresa cujo olhar sensível está promovendo, na região de Toledo, um verdadeiro movimento artístico-cultural, com ações educativas transformadoras, voltadas para a formação de corais, coral infanto juvenil, coral adulto, grupos de câmara, orquestra jovem e orquestra sinfônica - contribui, sobremaneira, para que a cidade seja uma referência nacional. A cidade das Araucárias do Paraná, a bela Toledo, recebe a segunda edição do FESTIMAP, evento que muda o cenário cultural da região, recebendo inúmeros alunos de todas as regiões do Brasil, bem como do exterior. A cidade fica cativa de música por todos os cantos nessa semana", disse Raquel.
O II FESTIMAP tem patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A produção é da Piu Mosso.