Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Estudantes são premiados na II Maratona do Conhecimento

As equipes de alunos do quinto ano das escolas municipais Orlando Luiz Basei, Norma Demeneck Belotto, Arsênio Heiss e Miguel Dewes ficaram com as melhores colocações na II Maratona do Conhecimento, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Elas encerraram o circuito com as maiores pontuações: 500; 440; 420 e 320, respectivamente.

01/12/2011 - 15:41


Cada membro da equipe que ficou em primeiro lugar receberá uma poupança de R$ 500, o segundo colocado uma coleção de DVD, em terceiro lugar, livros infantis e os quarto colocados ganharam jogos pedagógicos. Foram 1.700 crianças que participaram da segunda edição, das 35 escolas de Toledo. Cada turma do quinto ano possuía equipes de três a quatro alunos. A fase final da Maratona foi realizada na tarde desta quarta-feira, 30, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer.
Esta é a segunda edição da Maratona e, segundo a secretária de Educação de Toledo, Janice Salvador, o intuito desta atividade é estimular e promover o estudo dos conhecimentos, envolvendo as disciplinas da base regular de ensino. “A maratona foi uma razão a mais para as crianças estudarem. É nesse sentido que nós entendemos que a atividade colabora para que a criança saiba mais. É uma razão, um motivo para ela se empenhar, estudar, articular-se nos grupos da escola, dedicar-se, fazer os registros e pesquisar, contribuindo para melhoria da qualidade da educação básica”.
Os professores que acompanharam os alunos nesta fase destacaram o quanto a Maratona contribuiu para o aprendizado, visto o interesse dos alunos em buscar ainda mais conhecimento. Janice acrescenta que esse trabalho trouxe bons resultados, incentivando a pesquisa referente aos conteúdos trabalhados em sala de aula. “Reconhecemos que esse é um exercício que se dá ao longo do tempo. Acreditamos que as crianças vão estabelecer um vinculo maior com essa atividade e disciplinas de estudos”. Ela também destaca a participação efetiva das escolas, alunos e toda equipe da secretaria, mesmo em sua segunda edição. “Este é um dos poucos eventos que mobiliza os conhecimentos das áreas da base nacional comum – língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história. O que sentimentos na maratona de 2011 foi o envolvimento maior das crianças. Nós desenvolvemos mais etapas, exatamente para favorecer a participação dos estudantes, para que se mantivessem, o ano todo, mobilizados em torno da Maratona”.
A estudante da escola municipal Orlando Luiz Basei, Eduarda Meotti, integrante da equipe que ficou em primeiro lugar, conta que se dedicou bastante e que o resultado faz parte de muito estudo e trabalho em equipe. “Nós recebemos bastante incentivo dos professores e da escola. Eu gostei muito porque com a Maratona aprendemos ainda mais, além do estudo em que grupo. Vou continuar me dedicando e estudando mais ainda”.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29