Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

DIREITOS HUMANOS

Havan, Fundação Cargill e Instituto IBRF fortalecem o Projeto Cozinha Mundo da Embaixada Solidária em Toledo, com obras em andamento no Centro Cultural

Parcerias de peso, como Havan, Fiasul, Fundação Cargill e Instituto IBRF, são fundamentais para a transformação da Embaixada Solidária, unindo esforços para promover a inclusão e a solidariedade entre migrantes e refugiados.

09/07/2025 - 21:13
Por Assessoria


A Embaixada Solidária, organização reconhecida por seu trabalho humanitário, tem dado passos significativos para promover a inclusão social e a segurança alimentar de migrantes e refugiados no Oeste do Paraná. O Projeto Cozinha Mundo - Segurança Alimentar 360, que visa fornecer alimentação e capacitação profissional para essas populações, segue sendo fortalecido por importantes parcerias. A prefeitura de Toledo é responsável pela Sessão de uso do espaço da sede da Embaixada Solidária. 

A Fundação Cargill, por meio do programa Semeia, foi uma das pioneiras a apoiar o projeto, viabilizando a construção e a montagem parcial da cozinha industrial da Embaixada Solidária. Este espaço já serve como centro de preparo de refeições e de capacitação, oferecendo cursos que facilitam a inserção dos migrantes e refugiados no mercado de trabalho.

Outro parceiro fundamental da Embaixada Solidária é o Instituto IBRF, que, através do programa Perda Zero, financia a segunda fase da obra da cozinha e a ampliação do Projeto Cozinha Mundo. Esse apoio tem permitido a expansão da capacidade de atendimento, possibilitando um impacto ainda maior nas comunidades atendidas.

Em uma recente visita a Toledo, o fundador da Havan, Luciano Hang, conheceu o trabalho da Embaixada Solidária e, em parceria com a Fiasul e a empresa responsável pela construção da nova loja da Havan, se comprometeu a apoiar a finalização da reforma e urbanização de um trecho da Praça da Criança. Esse espaço, cedido por decreto para a Embaixada Solidária, integra o Centro Cultural da Instituição, que está sendo desenvolvido para abrigar atividades culturais e educativas e será um ponto de encontro para todos os povos atendidos pela Embaixada.

A obra, que já está em andamento, deve receber uma equipe maior nos próximos dias. Além da pavimentação, a equipe será responsável pelos toques finais no espaço, que visa reunir diferentes culturas, povos e expressões, celebrando a diversidade que caracteriza a missão da Embaixada Solidária.

O encontro entre a Embaixada Solidária e o fundador da Havan, Luciano Hang, só foi possível graças à parceria de longa data com a Fiasul, empresa que tem sido um pilar de apoio à Embaixada Solidária. A direção da Fiasul, sempre comprometida com causas sociais e com o fortalecimento da comunidade, possibilitou que essa importante reunião acontecesse, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento e a integração das populações migrantes e refugiadas na região. A colaboração contínua entre as duas instituições tem sido crucial para a realização de projetos transformadores e para a construção de um futuro mais inclusivo e solidário para todos.

Além disso, Fabiana Zielasko, apoiadora histórica da Embaixada Solidária, doou, há alguns anos, a primeira VAN para a instituição, o que permitiu à Embaixada expandir seu atendimento à Região Oeste do Estado, com foco na qualidade de vida e empregabilidade. Fabiana expressou sua gratidão a Luciano Hang pela parceria e reafirmou seu compromisso com a causa, destacando a importância dessas colaborações para o fortalecimento da Embaixada Solidária e o impacto positivo nas vidas das pessoas atendidas.

Essas parcerias exemplificam como o apoio de empresas e instituições pode transformar a realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade. A Embaixada Solidária segue avançando em sua missão, fortalecida pela colaboração e pelo compromisso de seus parceiros na promoção de inclusão, solidariedade e transformação social.

 

Anuncio gene 2