1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Toledo quer implantar parque tecnológico para fomentar novas empresas

O Município de Toledo vai investir na implantação de um parque tecnológico para estimular o surgimento de novas empresas e a pesquisa de produtos e serviços de ponta, com base em experiências bem sucedidas vistas na Europa e também no Paraná, no município de Pato Branco. A informação é do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, que apresentou na quinta-feira, 1º, no auditório da prefeitura de Toledo, um relatório da viagem que fez, juntamente com outros prefeitos do oeste e sudoeste do estado, a Portugal e à Espanha.

01/12/2011 - 15:46


O assessor de governo, Alceu Dal Bosco, e o assessor especial de Captação de Recursos, Luiz Alberto Cypriano, conheceram o parque tecnológico de Pato Branco e igualmente repassaram as suas impressões a secretários, diretores, vereadores, deputado e demais lideranças que participaram da reunião.
As experiências vistas, segundo o prefeito, demonstram a importância de contar com uma estrutura como esta para estimular a pesquisa de novos produtos e o surgimento de novas empresas. A proposta deverá ser amadurecida com novas discussões sobre a forma de viabilizar a implantação do parque e garantir o envolvimento de diferentes setores da sociedade civil organizada, especialmente as universidades. Nas experiências vistas, as universidades têm um papel importante, como fomentadoras das pesquisas, assim como a iniciativa privada e outros órgãos, garantindo os recursos necessários para viabilizar os projetos.
Nas experiências vistas na Europa, destacou o prefeito, a participação das universidades é fundamental. Em um dos parques tecnológicos visitados, em Portugal, 70% dos professores tinham formação de doutorado, e estavam auxiliando da pesquisa de novos produtos ou outros componentes. Em Portugal, os prefeitos estiverem em dois parques, um deles aberto a diferentes tipos de pesquisa e outro mais voltado à biotecnologia. Neste, além da empresas incubadas, o prefeito observou um incentivo grande ao surgimento de novos pesquisadores, com trabalho realizado com alunos do ensino médio. Eles são estimulados a visitar o parque e desenvolver pesquisas nos laboratórios para conhecer melhor o seu funcionamento e despertar o interesse pela área.
Os prefeitos conheceram ainda um centro de tecnologia da indústria têxtil, que atesta a qualidade dos produtos para empresas e consumidores e que desenvolve pesquisas com diferentes tipos de tecidos. Uma delas é com relação a um agasalho para proteger o usuário de baixas temperaturas. Ele foi desenvolvido para alpinistas, que precisam utilizar roupas leves, mas que protejam de temperaturas baixíssimas. “Com apenas um suéter e o agasalho é possível manter-se aquecido a temperaturas de menos de 10 graus”, comentou o prefeito. Diante desta informação, os prefeitos assumiram o compromisso de verificar a viabilidade da adoção deste tipo de material para pessoas que trabalham em frigoríficos da região, enfrentando baixas temperaturas. A intenção é minimizar problemas de saúde em pessoas que trabalham em ambientes refrigerados.
Com estas informações, a administração pretende fazer novos contatos para mobilizar a sociedade e ver a melhor forma de implementar o projeto, assim como definir a área de atuação. Nos parques, as empresas permanecem incubadas por um determinado período, até que se fortaleçam e consigam entrar em melhores condições no mercado.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29