1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

615 casos de HIV/AIDS foram registrados na 20ª Regional de Saúde desde 1986

Uma Caminhada Pela Vida no centro de Toledo; exames e orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´s) e HIV/AIDS na Praça Willy Barth e, a entrega da premiação aos ganhadores do Concurso de Desenho - Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – “DST/HIV/AIDS – A prevenção está ao alcance das nossas mãos” marcaram a programação do Dia Mundial de Luta contra a Aids, nesta quinta-feira, 1º de dezembro, no Município. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento para o HIV (CTA) de Toledo diagnosticou 36 novos pacientes com o vírus na 20ª Regional de Saúde neste ano. Desta forma, no período de 1986 a 2011 foram 615 casos registrados na regional, sendo que atualmente, 315 pacientes estão com HIV e 205 com AIDS.

01/12/2011 - 16:15


O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), Vilmar Covatti, explicou que o principal fator que influenciou no aumento dos números de casos é a investigação da doença. “Na 20ª Regional os dados computados em outubro apresentaram uma diminuição, porém aumentou a investigação em comparação com os anos anteriores. Nós triplicamos o número de exames realizados. Além de fazer um trabalho de conscientização e de prevenção nas escolas e nas empresas dos Municípios”.
Covatti relatou que os principais grupos que foram infectados pelo vírus são as mulheres e os jovens entre 18 e 24 anos. “Em 2012 pretendemos realizar ações específicas com estes dois grupos”.
Este cenário se reflete em outros municípios do Paraná. Entre 2007 e 2011 foram notificados 39 casos de AIDS em meninos e 61 em meninas no Estado. Segundo o Ministério da Saúde, 11% dos casos notificados no Brasil são de jovens entre 13 e 14 anos, sendo que 68% da transmissão dessa faixa etária é por via sexual.
O Paraná acumula desde 1984 (início da epidemia) 27.212 casos de aids, sendo que 26.300 foram notificados na idade adulta e 912 na infância. Em média são notificados 1,2 mil casos da doença por ano. Dos adultos, 16.728 (65%) são homens e 9.572 (35 %) mulheres.
Conforme a secretária de saúde de Toledo, Denise Liell, o trabalho de prevenção iniciou ainda na década de 80. Na época, a principal preocupação era com a evolução da doença. No entanto, Denise lembrou que ‘a imagem negra’ das doenças se delineou em serviços a população. “O Brasil se propôs a desenvolver ações e, atualmente, promove várias atividades de prevenção e conscientização. Um exemplo é o Concurso de Desenho realizado na 20ª Regional de Saúde. Os jovens sabem como se prevenir, mas o mais importante são as atitudes dos jovens sobre o assunto e eles demonstram isso por meio da arte”.
Para a presidente do Conselho da Mulher, Simone Ferrari, informação é diferente do conhecimento para se prevenir. “Estamos há mais de 20 anos levando informação. Agora esperamos que os jovens continuem este trabalho e com uma educação continuada”.
Números
O município de Paranaguá concentra 33.91% dos casos de aids no Estado, seguido por Foz do Iguaçu (19.03 %) e Ponta Grossa (15.81%). A categoria de exposição que predomina é a de heterossexuais, com 82.54% dos casos.

Concurso
Covatti comentou que o projeto Saúde e Prevenção nas Escolas é realizado com alunos dos Ensinos Fundamental Médio. “São jovens que estão aflorando na vida sexual e eles precisam ter o conhecimento de como se prevenir como se cuidar, porque não usar drogas, todas as orientações sobre a Lei Maria da Penha, todas as informações são passadas para este público”.
O principal objetivo do Concurso de Desenho foi proporcionar aos alunos informações atualizadas e corretas sobre o que é e como prevenir as DSTs/HIV/AIDS. Neste ano, o CTA recebeu mais de 500 desenhos.

Confira os premiados:

NOME

NOME DA OBRA

MUNICÍPIO

Pedro Henrique da Cruz Paz

O caminho é você quem escolhe.

Santa Helena

Daohana Rafaela Cabral

A prevenção antes de tudo.

Toledo

Jonathan Fructuoso de Oliveira

O mundo inteiro está se prevenindo.

Ouro Verde do Oeste

Gessica Felisiana G. Antunes

E agora?

Maripá

Cleiton Júnior Martins

Use camisinha, não deixe seu parceiro na mão.

São José das Palmeiras

Silvana Alves dos Santos

Não faça para depois pensar, pense antes de fazer.

Quatro Pontes

Luis Felipe Schindwein

A luta contra Aids.

Entre Rios do Oeste

Ricardo Yudi F. Tomita

Aviso prévio

Marechal C. Rondon

Kelly Cristina Fidler

Juntos, somos fortes

Nova Santa Rosa

Dione Moura Vorpagel

A prevenção contra o HIV está em suas mãos.

Tupãssi

Renata Cristina Buzin

O caminho é você que escolhe.

Toledo

Letícia Haboski de Amori

Natal feliz e natal seguro.

Marechal C. Rondon

Sem nome %281144 x 250 px%29