1144x150 %284%29

GERAL

A Sombra do Imposto é tema de palestra na Acit

Em palestra realizada na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) foi apresentado o movimento A Sombra do Imposto. Articulado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) foram distribuídas mais de dois milhões de cartilha para conscientizar a população sobre o impacto negativo da elevada carga tributária brasileira e o direito que cada cidadão tem de cobrar a correta aplicação dos recursos públicos.

02/12/2011 - 10:22


O objetivo da palestra foi divulgar o movimento e estimular adesões, explica o coordenador Dorgival Lima Pereira. “Trazemos a palestra para disseminar o movimento e motivar a participação dos empresários, lideranças, do cidadão comum, enfim, de toda a sociedade para avançar nesta mobilização e cobrar uma reestruturação tributária no país”, diz.
Segundo o coordenador do movimento Sombra do Imposto não dá mais para aceitar a alta e excessiva carga tributária que pesa sobre o sistema produtivo do país, sobretudo às indústrias, e também sobre a própria população e contribuinte em geral.
A primeira cartilha do movimento mostrou que a população paga impostos altos, contudo, poucos sabem disso. Já a segunda enfatiza que o dinheiro arrecadado não retorna como deveria. “É preciso aliviar o peso, promover um processo de simplificação que seja efetivo e, ao mesmo tempo, aplicar a justiça fiscal de fato”, argumenta Pereira.
Ressalta ainda que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos em todo o mundo e isso torna o país menos competitivo.”Temos mais de 65 tributos federais, sem contar os estaduais, que representam um peso muito grande e acaba emperrando o crescimento econômico, o desenvolvimento industrial e sustentável”, analisa.
O movimento idealizado pela Fiep busca uma reestruturação tributária e quer se unir a outras iniciativas semelhantes espalhadas pelo país. Foi criado um Conselho Temático de Assuntos Tributários para discutir medidas que podem contribuir para a simplificação e redução do sistema tributário brasileiro. “Pretendemos elaborar um documento contendo as propostas para levar à presidente Dilma, ao Congresso e Câmara dos Deputados”, conclui Pereira.
Mais informações sobre o movimento podem ser encontradas no site www.sombradoimposto.org.br.


Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29