Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Vivência, HCR e teatro mudo marcam dia da pessoa com deficiência

As dificuldades das pessoas com deficiências serão lembradas e até vivenciadas em Toledo em duas atividades que mobilizam as entidades e organismos ligados ao setor por ocasião da passagem da data alusiva criada pela ONU-Organização das Nações Unidas. Nesta sexta-feira, dia 2, foi realizado o evento “Construindo nossa Toledo Acessível”,. Estiveram reunidas entidades e autoridades locais para verificar as questões de acessibilidade.

02/12/2011 - 10:34


No domingo, dia 4, a partir das 17h, diversas entidades participam no Parque Ecológico, do I Encontro Cultural e Recreativo das Pessoas com Deficiência. O evento reúne as entidades de e para pessoas com deficiências em Toledo e contará com apresentação da equipe de HCR-Handebol em Cadeiras de Rodas da Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi, campeã estadual da modalidade adaptada, contando ainda com teatro mudo, capoeira, gaiteiros cegos e roda de chimarrão.
A programação marca a passagem do dia internacional das pessoas com deficiência, no dia 3 de dezembro, data instituída pela ONU em 1992, dez anos após a criação do Programa de Ação Mundial pelas pessoas com deficiência. Instituída pela Assembleia Geral da ONU, a data internacional visa conscientizar, comprometer e fazer com que as propostas do Programa de Ação Mundial pelas pessoas com deficiência sejam implementadas.
Neste dia 2, a programação coordenada pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência-Coodep e Comissão Permanente de Acessibilidade prevê a vivência das dificuldades de cadeirantes, cegos e outras pessoas com deficiência pelas autoridades, segundo informa Edna Zanette, da Coodep e Atacar. A idéia é que os participantes, mais do que imaginar, vivenciem a realidade e as dificuldades que as pessoas com deficiências de visão, mobilidade, audição e fala vivem no seu dia a dia visando melhor subsidiar as ações, políticas e soluções urbanas e sociais.  
Nesta sexta-feira autoridades e entidades percorrerão o trecho entre as ruas Barão do Rio Branco, Sarandi e Haroldo Hamilton, na região do Centro Cívico Tancredo Neves. Usando cadeiras de rodas e vendas nos olhos o grupo vai verificar as rampas, calçadas, travessias e outros aspectos, além da presença ou falta de equipamentos urbanos que facilitem ou dificultam a acessibilidade. A programação prevê ainda a presença de surdos da Apada que deverão falar sobre a situação com as autoridades usando Libras-Linguagem Brasileira de Sinais.   

Teatro mudo e gaiteiros
No domingo, dia 4, o I Encontro Cultural e Recreativo das Pessoas com Deficiência reunirá várias entidades que atuam com as pessoas com deficiência visando mostrar seu trabalho à população. Além do HCR-Handebol em Cadeiras de Rodas da Atacar/Unipar/Toledo/Volvo/Oi também será mostrada a equoterapia, capoeira, apresentação de gaiteiros da Associação dos Deficientes Visuais de Toledo-ADVT, roda de chimarrão da Associação dos Deficientes Físicos de Toledo-ADTF e a peça “Armação da praça”, a cargo da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos-Apada. O teatro mudo será encenado com uso de Libras e é uma das atividades que buscam mostrar o trabalho das entidades e ajudar na integração das pessoas com deficiência.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29