Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Curitiba abre nesta sexta-feira as Olimpíadas Escolares Brasileiras

Começam em Curitiba nesta sexta-feira as Olimpíadas Escolares Brasileiras, que vão reunir 3,6 mil atletas de 15 a 17 anos. Eles representam 1.129 escolas, de 24 estados e do Distrito Federal. É a maior edição já realizada do evento. O Governo do Paraná é parceiro na realização das Olimpíadas, organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com o apoio também da prefeitura. A abertura está marcada para as 19 horas, na Universidade Positivo, no bairro Mossunguê.

02/12/2011 - 11:57


Esta é a segunda etapa das Olimpíadas Escolares. A primeira, para estudantes de 12 a 14 anos, foi realizada em setembro em João Pessoa, na Paraíba. Em Curitiba, que sedia o evento pela primeira vez, haverá disputas em 13 modalidades, a partir de sábado (3) até o dia 11.
De todos os estados brasileiros, só Goiás e Rondônia não enviaram representantes para os jogos. O Paraná estará representado em todas as modalidades pelas equipes campeãs dos Jogos Escolares do Paraná. São 153 atletas, além dos representantes de Curitiba, a cidade-sede, nas mesmas modalidades. Assim, o número de paranaenses competindo será de aproximadamente 300 atletas.
Nas modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e vôlei), o Paraná integra a Divisão Especial com os estados que formam a elite da competição. Os representantes de disputam a Primeira Divisão com as demais unidades da Federação. As disputas individuais (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez) ocorrem em divisão única.
A competição começa com as modalidades individuais, que terá provas de sábado até segunda-feira (5). As coletivas começam na quarta-feira (7) e vão até o dia 11.
A expectativa é que o Paraná tenha um bom desempenho, entre outros fatores porque terá praticamente o dobro de atletas dos outros estados, além do apoio de familiares e outros torcedores.
O secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, afirma que mais importante que o desempenho do Estado é garantir uma boa estrutura para os competidores, mesmo com apenas três meses de preparativos. “O Estado tem participado de todas as olimpíadas escolares, para as duas faixas etárias, e também já foi sede de uma delas, em 2009, em Londrina e Maringá. Sabemos como as coisas precisam funcionar e concentramos todos os esforços para essa realização”, afirma Evandro.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29