Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Jive For Five brilha no palco do Teatro de Toledo

O quinteto de metais e percussão Jive For Five abrilhantou ainda mais a programação da segunda edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap) 
15/07/2025 - 17:21
Por Assessoria


Para encerrar o segundo dia de atividades do Festival, com uma formação versátil, os músicos apresentaram a história e a evolução da música, no Teatro de Toledo. Desde peças barrocas até a música brasileira e jazz.
O músico Juliano Marques Barreto é maestro da Banda Sinfônica de Poços de Caldas e integrante do Jive For Five. De uma família de músicos, Barreto teve contato com instrumentos musicais desde os seus cinco anos. “O meu avô era muito próximo da música e ele era o maestro em Poços de Caldas. Cresci no meio de músicos e, por isso, tive a vontade de aprender um instrumento; no meu caso foi o trompete. Eu iniciei com 11 anos e hoje tenho 46 anos. São 35 anos tocando trompete”, menciona.
Ele afirma que tornar-se um músico não estava em seus pensamentos. “Nunca pensei em ser um profissional ou em viver da música. Inclusive até tentei outros vestibulares para outras profissões, como arquitetura e engenharia. Quando realizei uma visita informal ao Conservatório de Tatuí, me apaixonei pela rotina dos músicos. Foi quando eu decidi realmente levar a música a sério e hoje é uma profissão, que eu amo muito”.
 
Estilo de vida
Barreto destaca que a música é tudo em sua vida. “A música é um estilo de vida. É uma atividade que comprovadamente traz diversos benefícios. Além de desenvolvimentos sociais ou motores, a música libera substâncias em nosso organismo que nos proporciona bem-estar, satisfação e nos desenvolve”.
Ele enfatiza que se sente feliz em ser músico e estar a frente de grupos musicais. “Estar em Toledo e mostrar um pouco do nosso trabalho para essa cidade que eu estou encantado. O quinteto de metais com percussão é uma formação que podemos fazer todos os tipos de repertório, desde transcrições de compositores famosos e de grandes temas eruditos até a música brasileira, como jazz, blues e músicas do folclore de outros países”, enfatiza.
Os músicos prepararam um repertório diversificado para mostrar o universo dos metais. “O grupo surge em 2015. Somos amigos e parceiros de música; nos encontramos em festivais e decidimos formar o grupo, porque cada integrante reside em uma cidade diferente. Estar em Toledo está sendo especial. Apresentei com o meu grupo, ministro oficinas e participarei da apresentação final. O município está de parabéns por ter um festival da grandiosidade que é Festimap. Nós encontramos alunos e excelentes profissionais, considerados referências no Brasil e no exterior”.
Promovido pelo Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura Municipal de Toledo, a segunda edição do Festimap segue até este sábado (19). Nesta terça-feira (15), o público pode acompanhar a apresentação Pianíssimo, com Serena Valluzzi, a partir das 20h, no Teatro de Toledo.
 
 
C%c3%b3pia de web banner 1144x250px