1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

AMBIENTE

Governo discute o ecoturismo nas margens do Rio Iguaçu

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, participou nesta semana, em Foz do Iguaçu, de uma reunião para tratar da regularização do Ecoturismo nas margens do Rio Iguaçu, próximas ao Parque Nacional. Participaram do encontro o Chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro; o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, o prefeito de Capanema, Milton Kafer; e representantes do Ministério Público Federal, Procuradoria Geral do Estado, Procuradoria do Ministério Público Estadual, Fiep, Ecoparaná e Neoenergia.

03/12/2011 - 06:53


A reunião tratou dos aspectos legais e jurídicos do uso e ocupação, por parte dos agricultores da região, das Áreas de Preservação Permanente (APPs) ao longo dos 70 quilômetros do Rio Iguaçu que têm margem com o Parque Nacional.
Segundo Iurk, o Governo do Estado dará todo o suporte técnico para a criação de um documento que viabilize a regularização e o licenciamento ambiental das propriedades que se dediquem às atividades de ecoturismo.
“A atividade de turismo ecológico é perfeitamente compatível com o ambiente daquela região. Entendemos que ela inclusive pode ser indutora de uma nova realidade social e econômica, desde que não crie agressões ambientais. Para o turista, pode ser uma oportunidade para visitar o Parque por outro caminho, o próprio Rio Iguaçu”, afirmou o secretário.
Segundo Jorge Pegoraro, responsável técnico pelo Parque Nacional do Iguaçu, a ocupação ordenada do rio e de suas margens pode ajudar a diminuir a ocorrência de atividades ilegais, como a extração de palmito e a caça de animais silvestres.
“Nossa posição vai na direção da criação de um termo de compromisso, independentemente de uma definição do Congresso Nacional sobre o novo Código Florestal”, disse o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29