Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

DIREITOS HUMANOS

Toledo se junta a outros municípios e promove a 3ª Caminhada do Meio-Dia

Com participação de órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada, evento será na próxima terça (22), com concentração às 11h30 na Praça da Cultura
16/07/2025 - 10:55
Por Assessoria


Na próxima terça-feira (22), Toledo engrossa o coro de mais de uma centena de municípios paranaenses que irão às ruas, simultaneamente, para denunciar e combater uma das formas mais brutais de violência de gênero: o feminicídio. Às 11h30, na Praça da Cultura, será iniciada a concentração da 3ª Caminhada do Meio-Dia, uma mobilização pública que convida a sociedade a se unir em memória das mulheres que perderam suas vidas por esse crime e na defesa de políticas que enfrentem a violência de forma estrutural.

Marcada para começar ao meio-dia, a caminhada sairá da Rua Independência em direção ao Horto Municipal do Parque Ecológico Diva Paim Barth. O percurso simbólico será feito, preferencialmente, com roupas brancas — uma convocação dos organizadores como forma de homenagear as vítimas e expressar o desejo de paz e justiça. O ato é parte de uma ação estadual articulada em torno do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, criado pela Lei nº 19.873/2019.  

Sob o lema “Pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres!”, a caminhada rememora o feminicídio da advogada Tatiane Spitzner, ocorrido nesta mesma data em Guarapuava no ano de 2018, e serve como marco para fortalecer a mobilização social e política diante de um problema que continua a vitimar mulheres em todo o Brasil.

Em Toledo, a organização é resultado de um esforço coletivo entre poder público e sociedade civil organizada. Estão à frente do evento a Secretaria Municipal da Mulher, a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), os programas “Mulher Segura Paraná” e “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”, além de entidades como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção de Toledo).

A secretária da Mulher, Eliane Bombardelli, destaca a importância da participação coletiva na mobilização marcada para o próximo dia 22. “Convidamos toda a população a participar desta caminhada, que é um ato de conscientização e reflexão. Juntos podemos fortalecer a luta por um mundo mais seguro, justo e igualitário para todas as mulheres”, destaca. “Será uma ação conjunta na qual o engajamento da comunidade é essencial”, observa.

C%c3%b3pia de web banner 1144x250px