1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Mau uso de inseticidas pode prejudicar combate à dengue

 O uso indiscriminado de inseticidas do tipo aerossol para combate à dengue pode representar danos ao meio ambiente e reduzir a eficácia de programas de controle ao mosquito aedes aegypti, que pode se tornar mais resistente. “Apenas orientamos o uso de inseticidas quando há comprovação da transmissão de dengue, evidenciada por critérios epidemiológicos”, observa o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.

03/12/2011 - 06:56


Barbosa explica que este tipo de aplicação só pode ser realizada por meio de equipamentos específicos, como os costais motorizados, que se assemelham a mochilas usadas pelos agentes, ou os montados em veículos, conhecidos como fumacê.
O secretário alerta, ainda, que a aplicação desses produtos no controle da dengue só deve ser feita pelas equipes de vigilância das secretarias estaduais e municipais de Saúde, que são treinadas para o manuseio seguro destes produtos.  As diretrizes do ministério estão em acordo com as da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em nota técnica divulgada pela Secretária de Vigilância do Ministério da Saúde, o Ministério da Saúde chama a atenção para a ação dos moradores da cidade de Foz de Iguaçu (PR), que foram orientados a usar estes produtos, para enfrentamento da doença.   ”A distribuição de inseticidas para a população é desprovida de qualquer evidência científica de que funcione para evitar surtos de dengue, não sendo, portanto, recomendada pelo Ministério da Saúde”, afirma a nota.
Por outro lado, Ministério da Saúde considera como mais eficazes para a prevenção e controle da dengue medidas de eliminação física dos criadouros do mosquito transmissor da doença, como a vedação de caixas d’água, desobstrução de calhas, entre outros.

Por Mauren Rojahn, da Agência Saúde

Sem nome %281144 x 250 px%29