Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

CULTURA

Cordas & Piano transformam Teatro de Toledo em um verdadeiro palácio

Em sua segunda edição, o Teatro de Toledo tornou-se um verdadeiro palácio para receber músicos para a apresentação Cordas & Piano, realizada na noite de quarta-feira 
17/07/2025 - 18:03
Por Assessoria


Em um ambiente altamente sensível é possível desenvolver o processo criativo e o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap) é esse local. Em sua segunda edição, o Teatro de Toledo tornou-se um verdadeiro palácio para receber músicos para a apresentação Cordas & Piano, realizada na noite de quarta-feira (16).
Um dos integrantes é Marcelo Jaffé; ele é um músico brasileiro conhecido por sua atuação como violista, professor e apresentador. Para Jaffé, Cordas & Piano é um concerto especial, com dois grandes ícones da música. “Um deles é um jovem genial chamado Wolfgang Amadeus Mozart. Ele foi o primeiro a escrever para uma formação de viola, violino, violancelo e piano. Nós apresentamos ‘Piano Quartet in G minor’”.
Na segunda parte, os músicos trouxeram a criação de Robert A. Schumann, um dos grandes ícones do período do romantismo. Ele era apaixonado pela sua esposa, a pianista Clara e criou Quarteto de Cordas. “Schumann achou que a sonoridade ficou linda e escreveu Quinteto em Mi Bemol Op. Ele ofereceu de presente para a Clara a sua grande paixão e amor. Os dois compositores experimentaram uma formação diferente. Naquela época foi algo revolucionário e impactante”.
Comunicação
Jaffé explica que costuma pensar na música como uma forma de comunicação primitiva do ser humano. “Isso quer dizer que ouvimos qualquer música e temos uma capacidade crítica de absorver o que ela está nos dizendo. Não precisamos entender de determinado assunto musical para gostar dele. Se você vai ouvir uma música que nunca ouviu pela primeira vez e se fizermos a pergunta: quantos gêneros musicais você conhece a fundo ou estuda? A resposta pode ser simples. Fato é que quando conhece a história de qualquer repertório, você se sente mais íntimo e cúmplice. Mas, se você não conhece, apenas aprecie”.
E, a população de Toledo está apreciando os espetáculos. Segundo o músico, nesta edição, a orquestra está imensa. “Em minha classe, tenho três estudantes da Colômbia. Mas, encontrei alunos do Paraguai, Argentina, Estados Unidos e brasileiros de diversos estados. A troca de conhecimento tem sido espetacular”.
Na oportunidade, Jaffé parabeniza o município de Toledo. “Uma cidade linda e bem cuidada. O que demonstra que é um município com recursos financeiros. Cuidar da cidade é um mérito e investir em evento de caráter sociocultural é maravilhoso e enriquecedor para a população de Toledo. Parabéns pelo Teatro, funcionando e vibrante. Esse é o palácio de Toledo e nós aproveitamos para oferecer um espetáculo de encontros e reencontros”.
Promovido pelo Ministério da Cultura, Prati-Donaduzzi e Prefeitura Municipal de Toledo, a segunda edição do Festimap segue até este sábado (19). Nesta quinta-feira (17) acontece “Cantate” - Coro Infanto-Juvenil, Classe de Canto do Festimap e Coro Sinfônico do Festimap, a partir das 20h, no Teatro de Toledo.
C%c3%b3pia de web banner 1144x250px