Vozes em harmonia e uma experiência deliciosa ao ouvir a combinação dos diferentes tons foram os efeitos sonoros mais lindos na segunda edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap). O Teatro de Toledo ficou lotado, na noite de quinta-feira (17), durante o “Cantate” - Coro Infanto-Juvenil, Classe de Canto do Festimap e Coro Sinfônico do Festimap.
O Coro Infanto-Juvenil trouxe a história dos Saltimbancos, que gira em torno de quatro animais (um jumento, uma gata, um cachorro e uma galinha) que fogem de seus patrões por maus-tratos e decidem formar um grupo musical na cidade. O musical aborda temas como a liberdade, a amizade e o respeito.
A maestrina Dulce Primo destaca o quanto é bom fazer música em Toledo. “São 150 crianças apaixonadas pelo o que fazem. Elas estavam felizes e nos divertimos com as peripécias dos animais e transformamos em um gênero musical”. Dulce salienta o quanto é importante envolver a comunidade. “A música acontece de forma séria e lúdica. Um momento que ficará gravado na vida deles”.
O professor de canto do Festimap, Francisco Campos, complementa que quinta-feira foi uma noite especial, pois foi o encontro da ópera, um gênero musical em alta no mundo. “O Festimap marcou o renascimento. Também fizemos o coral sinfônica e, por último, as crianças que brilharam. A Dulce fez um trabalho fantástico. Nós tivemos uma noite bonita no Festival”.
A palavra da noite de quinta-feira é encantamento, assim define a diretora administrativa Raquel Mantovani. “O coração está pulsando forte pelo o que apreciamos. Mas ainda não acabou a programação, porque teremos belas apresentações nesta sexta-feira (18) e neste sábado (19). Estamos encantados com a programação da segunda edição do Festimap”.
FESTIMAP
O Festimap tem Direção Artística do maestro Jean Reis e Administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produção é da Piu Mosso e, a Realização, da Prefeitura Municipal de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e Ministério da Cultura. A programação completa da segunda edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná é gratuita e pode ser acessada no https://www.festimap.com.br.