Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EMPREENDEDORISMO

Empresárias de Toledo estão na final do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Gelir Maria Giombelli e Anelize Marleni Berwig concorrem nas categorias “Produtora Rural” e “MEI”, respectivamente; vencedoras serão conhecidas no próximo dia 20
07/08/2025 - 20:19
Por Assessoria


Duas empreendedoras de Toledo estão confirmadas, até o momento, na lista de finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, cujas vencedoras serão conhecidas no próximo dia 20 de agosto (quarta-feira), em evento a ser realizado em Curitiba. Promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), o prêmio integra a programação da “Caravana Acredita Delas – Empoderamento e Oportunidades para Mulheres Empreendedoras”, e busca reconhecer trajetórias inspiradoras de mulheres que transformam seus talentos em negócios sustentáveis.

Além da cerimônia de premiação, o evento em Curitiba, na sede do Sebrae/PR, reunirá painéis sobre crédito com garantia do Sebrae, relatos de empreendedoras paranaenses, atendimentos com instituições financeiras, momentos de networking e palestra sobre carreira e empreendedorismo feminino. A caravana receberá delegações de todo o Paraná e o escritório local do Sebrae mobilizou um grupo para torcer pelas concorrentes de Toledo e todas as vagas foram preenchidas, demonstrando o engajamento local com o fortalecimento do protagonismo feminino nos negócios.

Villa Belli – Na categoria “Produtora Rural”, Gelir Giombelli foi credenciada pelo trabalho realizado na Villa Belli, queijaria artesanal que vem ganhando projeção dentro e fora do país. Seu principal produto, o queijo maturado “Tomme Negro D’Oeste”, rendeu à marca medalhas nas últimas edições do Mundial do Queijo Brasil e Prêmio Queijo Brasil.  

A Villa Belli integra o projeto de queijos finos do Biopark e a Rota do Queijo Paranaense, organizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), e também produz queijos frescos e coloniais com leite extraído na propriedade da família Giombelli, na Linha Tapui. A produtora rural conta com apoio técnico do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e da Sala do Empreendedor, da Prefeitura de Toledo. “O apoio destas duas repartições foi fundamental para a queijaria Villa Belli se tornar o que é hoje. No começo, quando eu mais precisava, recebi orientações claras que me fizeram entender os caminhos legais e formais que a empresa deveria seguir”, recorda a produtora. 

A produtora expressa a importância simbólica desse reconhecimento. “É uma emoção muito grande para mim e para todos os que fazem parte e fizeram parte dessa caminhada. Cada queijo que produzimos carrega uma parte da nossa história. Entendo que estar na final deste prêmio reflete a valorização da minha trajetória de luta e muito trabalho”, salienta. “Mais importante que conquistar o prêmio é a visibilidade que será dada à Villa Belli e ao trabalho de tantas outras mulheres do campo que fazem a diferença em suas famílias e comunidades”, acrescenta. 

Stoffhauss – Já na categoria “Microempreendedora Individual – MEI”, Anelize Berwig concorre com a Stoffhauss Atelier, empreendimento formalizado em 1987 que carrega consigo os 38 anos de experiência da costureira no atendimento sob medida. MEI desde 2023, atende em um dos pontos mais movimentados do Centro de Toledo, a Avenida Maripá. A empresa é especializada na confecção de roupas para festas, peças personalizadas para o dia a dia e serviços de consertos e ajustes, sempre com foco na exclusividade e no bom acabamento. 

Assim como Gelir, Anelize também recebe suporte da Sala do Empreendedor do município. “Esse suporte que recebi tanto da Sala do Empreendedor quanto do Sebrae fortaleceu o meu negócio, um apoio de suma importância ao longo dos 38 anos de profissão”, salienta a empresária. “Esse prêmio nos dá a certeza de que o talento que nós temos enaltece os ofícios de estilista, modelista, designer de moda  e costureira em nosso ateliê, aumentando ainda mais o orgulho, a paixão e o comprometimento que tenho pela arte da costura”, ressalta.

Com relação à expectativa pela premiação, Anelize não esconde o desejo de vencer. “É claro que penso em receber o prêmio máximo da premiação, pois sei o quanto lutei até hoje. Essa expectativa só não é maior que meu desejo de que, a partir do reconhecimento feito a mim, minha história inspire outras mulheres a não desistirem dos seus sonhos”, analisa.

Sebrae – Para Thais Costa, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR), o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é mais do que uma celebração: é um mecanismo concreto de valorização do empreendedorismo feminino e de estímulo ao crescimento econômico regional. “O prêmio dá visibilidade, dá reconhecimento às histórias de sucesso que, de outra forma, talvez nem fossem conhecidas. O fortalecimento do empreendedorismo não é apenas uma questão social, mas também uma questão econômica”, destaca. “Ao reunir histórias inspiradoras, o prêmio também promove conexões e capacitações que impactam diretamente o desenvolvimento das empresas lideradas por mulheres”, analisa a consultora, observando que, em nível municipal, o Sebrae/PR atua de forma integrada com instituições locais, como a Prefeitura de Toledo e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), oferecendo suporte contínuo às mulheres empreendedoras do município.

A presença de duas representantes de Toledo entre as finalistas da etapa estadual, segundo Thais, é motivo de celebração e também de inspiração para outras mulheres da região. “A Anelize é prova de que o sucesso pode ser alcançado em pequenos negócios, como o microempreendedor individual e a Gelir vai destacar esse papel fundamental da mulher no agronegócio, que é um setor tão importante na nossa região”, comenta. “Ambas carregam histórias que funcionam como um ‘farol’ para quem deseja empreender, provando que, com dedicação, inovação e apoio, é possível transformar sonhos em empresas de sucesso”, destaca.

Anuncio gene 2