Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

EMPREENDEDORISMO

Núcleos de Imobiliárias e de Arquitetos da ACIT estabelecem nova parceria de trabalho

O objetivo é alinhar estratégias para impulsionar o mercado imobiliário e o desenvolvimento urbano local.
08/08/2025 - 18:21
Por Assessoria


Os Núcleos de Imobiliárias e de Arquitetos da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT) estão comprometidos em avançar as parcerias, os negócios e o networking. Membros dos dois Núcleos destacam o compromisso em manter parcerias, com foco no futuro da cidade de Toledo. Uma reunião ocorreu no dia 6 de agosto, no espaço InovAcit.
A reunião teve como objetivo alinhar estratégias para impulsionar o mercado imobiliário e o desenvolvimento urbano local. Profissionais de diferentes setores, incluindo imobiliárias e arquitetos, se uniram para trocar informações e ideias, buscando soluções conjuntas para desafios atuais e futuros do município.
O consultor do Programa Empreender da ACIT Cleyton Silva explica que a pauta central foi a necessidade da maior interligação entre os profissionais para gerar valor, inovação e um crescimento mais planejado e sustentável. Ele provocou o grupo com a seguinte pergunta: ‘como arquitetos e corretores podem construir uma parceria que gere um diferencial competitivo e percepção de valor para o cliente?’.
Além disso, os participantes apresentaram um diagnóstico do cenário atual, com base em suas percepções e experiências. Uma delas é que existe a percepção de que o mercado imobiliário de Toledo precisa se ajustar para atender a diferentes perfis de consumidores.
“Há uma demanda crescente por imóveis abaixo de R$ 1 milhão e acima do valor de financiamento da “Minha Casa Minha Vida”, especialmente de pessoas que migram de outras cidades e regiões, impulsionadas pelo desenvolvimento industrial, educacional e de saúde do município. Além disso, a chegada de investidores de fora do estado e do país também é uma realidade”, afirma o consultor.

Negociação

A união entre a criatividade dos arquitetos, que podem trazer produtos diferentes e uma visão de mercado mais ampla, e a capacidade de negociação dos imobiliários é vista como a chave para a inovação. “A percepção é de que a cidade precisa de mais projetos propositivos, que não esperem a demanda chegar, mas que a antecipem”, menciona Silva.
A partir do diagnóstico, os participantes sugeriram ações concretas para fortalecer a colaboração e impulsionar o mercado, como realizar uma rodada de negócios integrada entre os Núcleos de Arquitetos e Imobiliários da ACIT. “Os imobiliários apresentariam terrenos e oportunidades de negócio. Por sua vez, os arquitetos sugeririam projetos e soluções adequadas, criando um ambiente colaborativo para a concepção de novos empreendimentos”, destaca o consultor.

Vínculo
Também existe a necessidade de criar um vínculo mais forte entre os profissionais, não dependendo apenas de reuniões formais. Os Núcleos devem assumir um papel mais proativo no desenvolvimento da cidade. “A proposta é que, com a união do conhecimento técnico (arquitetos) e comercial (imobiliários), eles possam identificar terrenos e oportunidades, e então levar propostas concretas e justificadas aos proprietários e investidores”.
Outra sugestão citada pelo grupo é atuar de forma mais ativa junto ao poder público e à comunidade. “Um exemplo citado foi a necessidade de um estudo para o desenvolvimento de condomínios fechados, superando barreiras legislativas e propondo soluções criativas que considerem a mobilidade urbana e o meio ambiente”, relata Silva ao complementar que “a reunião foi um primeiro passo importante para o reconhecimento mútuo e a troca de informações entre os Núcleos. Ficou evidente que a interligação entre os profissionais é um diferencial competitivo que pode beneficiar a todos e, ao mesmo tempo, contribuir para um crescimento mais planejado e inovador de Toledo”, finaliza.

Anuncio gene 2