Casa de not%c3%adcias   1144 x 150

COOPERATIVISMO

Crianças da APACN ganham sessão especial de cinema com os Smurfs

A convite do Sicredi, entidade pioneira no Brasil no amparo a crianças e adolescentes com câncer proporcionou uma tarde especial no Shopping Mueller, em Curitiba
11/08/2025 - 14:42
Por Assessoria


Com o propósito de tornar mais leve o dia de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer e doenças raras, o Sicredi promoveu uma sessão especial do novo filme dos Smurfs no Cinemark do Shopping Mueller, em Curitiba (PR), na tarde da última quarta-feira (6). A ação reuniu crianças, adolescentes e familiares atendidos pela APACN – Associação Paranaense de Apoio à Criança com Câncer –, casa de acolhimento que atua há 41 anos na capital paranaense.

Entre as histórias que marcaram a tarde está a de Lucas Gabriel do Amor Divino de Araújo, de 5 anos, que está em tratamento oncológico. Após o filme, os personagens Smurfs entraram na sala para tirar fotos, abraçar as crianças e entregar pelúcias personalizadas. A alegria de Gabriel foi imediata: ele não desgrudava dos personagens. “Foi um momento de uma riqueza tão grande que só quem é pai, quem é mãe e vive esses momentos entende. São poucas as oportunidades como essa, por causa dos problemas de saúde. Então, só temos gratidão”, disse Suilan, mãe do pequeno Gabriel.

O momento proporcionou às famílias atendidas pela APACN uma pausa na rotina intensa dos tratamentos oncológicos. As crianças se levantaram para dançar ao som das músicas do filme, e algumas mães relataram que essa foi a primeira vez deles e de seus filhos no cinema. “Foi um momento muito especial não só para mim, mas para todas as mães que vieram com seus filhos. Fomos recebidos com carinho, atenção e muito amor. Foi uma tarde maravilhosa, daquelas que ficam para sempre no coração”, completou Suilan.

Sicredi, Smurfs e os ODS em ação

A ação fez parte do projeto Sicredi & Smurfs: Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, que une o universo dos personagens azuis à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Mais do que um simples passeio, a sessão foi um convite à leveza em meio à rotina desafiadora enfrentada por essas famílias. O projeto leva os personagens a diferentes ambientes e comunidades, sempre alinhado aos princípios da Agenda 2030 da ONU. Em Curitiba, a proposta se conectou de forma especial com a APACN, organização que há décadas acolhe e acompanha crianças em tratamento oncológico.

“O Sicredi tem como propósito o desenvolvimento local e o olhar atento para tudo o que está à nossa volta”, disse o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Alves de Assis. “Temos uma parceria de longa data com a APACN, que é referência nacional no amparo a crianças e adolescentes com câncer, e, para o Sicredi, é motivo de orgulho poder contribuir com esse trabalho tão essencial por meio de ações que geram acolhimento, leveza e bem-estar”, completou.

Um gesto que reverbera em muitas vidas

A presidente da APACN, Sirley De Nez, destacou o impacto positivo da ação promovida pelo Sicredi e o quanto ela contribui para a missão da entidade. “A cada contribuição, a cada gesto de apoio, fortalecemos os laços de solidariedade e esperança que sustentam nossa causa. Quero expressar meu mais profundo agradecimento a todos que já se uniram a nós nessa missão de amor e compaixão. E, para aqueles que ainda não se envolveram, convido-os a se juntarem a nós. Cada nova voz, cada novo coração dedicado amplia nossa capacidade de oferecer suporte e conforto a essas crianças e suas famílias”, afirmou.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Anuncio gene 2