A professora de Língua Portuguesa explicou que o projeto “Eu leio e viajo. E você?” foi dividido em etapas: Alunos que leram a maior quantidade de livros no primeiro semestre, no segundo semestre e a etapa anual que classifica os alunos que leram mais livros e o maior número de páginas durante o ano. “Na primeira etapa, além da leitura dos livros, os alunos confeccionaram livros gigantes sobre temas como: menino e menina, doce, azedo e salgado, números, cores, alfabeto entre outros. Para a confecção destes livros, os alunos escolheram um destes temas e criaram uma história para explicá-los. Assim, os livros foram ilustrados e produzidos em cartolinas dobradas ao meio”.
Larissa comentou que os alunos optaram por lerem alguns clássicos como: A Moreninha, Romeu e Julieta, O Alienista, Casa de Benção, Diário de um Banana, entre outros. A professora lembrou que para participar do projeto o aluno deveria ler no mínimo 70 páginas. “Uma estudante escolheu ler a Bíblia. Ela explicava alguns livros e apresentava algumas passagens. Outra aluna leu a biografia dos Beetles com mais de 800 páginas”.
A professora afirmou que 80% dos participantes apresentaram melhoras significativas na interpretação de texto em todas as disciplinas. “Uma aluna comentou comigo que mais do que ser premiada é o fato dela ter começado a gostar da disciplina, entendê-la e ter melhorado o seu desempenho”.
Larissa relatou que os alunos ainda assistiram alguns vídeos que incentivavam a leitura. “Um vídeo afirmava que ler deveria ser proibido. Quando eles ouviram isso ficaram surpresos, porém no decorrer do vídeo eles entenderam que as pessoas que lêem mais são mais críticas e capazes lutar pelo o que querem”.
Controle
No encerramento do semestre, a professora selecionou sete alunos que leram mais livros. Eles participaram de uma banca, a qual questionava sobre uma determinada obra. “A banca tinha em mãos as fichas dos alunos e, assim, escolhiam os livros que seriam realizadas as perguntas. Desta forma foi possível identificar quem realmente leu e quem pesquisou na internet”.
Na opinião da professora, o avanço da tecnologia deixou os alunos um pouco mais preguiçosos, porque há sites que basta digitar o título do livro e o resultado é a biografia do autor, o contexto da sociedade em que a obra foi escrita, a resenha do livro e as características dos principais personagens. “Assim, nós começamos a reverter este quadro. Colocamos a disposição livros do gosto, da idade e da curiosidade deles. É preciso motivá-los a passar das dez primeiras páginas”.
Reconhecimento
Após a elaboração dos livros gigantes, Larissa salientou que foi realizado um “Café com letras”. Neste dia, os alunos apresentaram os livros aos demais colegas e a professa comentou sobre a importância da leitura e como este trabalho ajudará as crianças a aprender sobre assuntos do cotidiano de uma maneira mais criativa e divertida. “Na oportunidade, os alunos que leram mais no 1º semestre receberam os certificados, uma camiseta do projeto e um passeio com os alunos ao cinema”.
Nesta semana, os alunos que mais leram livros e páginas no segundo semestre receberam as premiações. Eles receberam certificados, estojo do projeto e o troféu do café com letras. Além que todos os participantes do projeto receberam o livro “Três Vezes Natal” doados pela Rede de Supermercados Lunitti.
Biblioteca
A responsável por desenvolver projetos, Taís Mariana Lahm, salientou que o Projeto de Leitura e Escrita (PEC) é desenvolvido com todos os alunos da escola. “A família Funet procura incentivar a leitura com o projeto e não fazendo aula de biblioteca como troca de livros ou aulas de leitura. Nós procuramos os meios de comunicação para auxiliar no incentivo da leitura”.