Toledo deu mais um passo para a receptividade da diversidade. Nesta terça-feira (19) a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família (Sdhs) deu início ao projeto “Histórias sem fronteiras: uma viagem pela diversidade!”, ação que visa promover a empatia, o acolhimento e o respeito à diversidade. A ação foi realizada com crianças do 5° ano da Escola Municipal São Francisco de Assis.
O encontro permitiu que as crianças refletissem sobre o que é migrar, através de uma roda de conversa dinâmica e acolhedora. “Falar sobre migração com as crianças é essencial para formar valores de respeito, empatia e cidadania desde cedo. Isso contribui para reduzir preconceitos e preparar uma sociedade mais inclusiva no futuro, especialmente em Toledo, cidade que se torna cada vez mais multicultural”, comentou a secretária da Sdhs, Sheila Delava.
A iniciativa surge em resposta ao significativo fluxo migratório no município e aos desafios enfrentados por crianças migrantes no ambiente escolar, como a barreira linguística e a adaptação cultural. Através de uma série de três encontros que utilizam rodas de conversa, dinâmicas e jogos lúdicos, o projeto busca não apenas sensibilizar todos os estudantes sobre as razões e realidades da migração, mas também criar um espaço de convivência que previna atitudes preconceituosas.
O projeto foi elaborado e aplicado pela Coordenadoria do Imigrante e Outros Grupos Vulnerabilizados Kessi Rudek e pela assistente social Livia Lima e tem como objetivo: “promover a aceitação dos migrantes, dar visibilidade às suas culturas, fortalecer a integração social e construir uma comunidade mais acolhedora, onde a diversidade seja reconhecida como riqueza e oportunidade de desenvolvimento para todos”, frisou Sheila.