Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Qualificação profissional do adolescente aprendiz forma cursistas

O Programa de Qualificação Profissional Para o Adolescente Aprendiz formou no último sábado mais 20 cursistas, em Toledo. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Secretaria de Estado da Famíla e Desenvolvimento Social, o programa oferece uma nova oportunidade aos adolescentes em situação de conflito com a lei, que cumprem medidas socioeducativas ou que são beneficiados com remissão.

12/12/2011 - 12:13


A cerimônia de certificação dos adolescentes e confraternização de encerramento do ano letivo aconteceu no sábado (10), nas dependências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, que oferta o curso. De acordo com o pedagogo e Coordenador do Programa Adolescente Aprendiz em Toledo, Benhur Wagner Taborda, a iniciativa vem ganhando força no município. “O programa vem se fortalecendo e contribuindo para a redução da violência e da criminalidade. Desde que iniciamos em 2006 mais de 120 adolescentes já passaram por aqui, sendo que o índice de reincidência no crime foi de apenas 5%”, informou.
Durante um ano, os adolescentes participam de formação teórica e prática. A formação teórica acontece aos sábados, no curso de qualificação em administração, ofertado pelo Colégio Estadual Jardim Porto Alegre.  “Para nós é um orgulho oferecer este curso, porque é uma segunda chance para estes adolescentes que já cometeram deslizes e que agora tem a chance de seguir outro caminho”, comenta a diretora auxiliar do colégio, Salete Polonia Borilli.
Já a prática profissional é realizada em instituições públicas na forma de prestação de serviços. Os adolescentes tem a carteira assinada, recebem remuneração e vale transporte, além de todos os benefícios da legislação trabalhista. “Essa experiência foi muito boa pra mim, porque me deu uma oportunidade de trabalhar na área de administração e saber como funciona um órgão público”, comenta o cursista John Cleiton Batista Pereira, que está trabalhando na Sanepar e pretende estudar para no futuro ingressar no serviço público.
O jovem Jesiel Barbosa da Silva, também trabalhou por um ano na Sanepar, e acha que a experiência valeu a pena. “Lá eu aprendi muita coisa e foi de grande ajuda para ingressar em outro trabalho fora do programa. Hoje eu estou no setor administrativo do Supermercado Muffato e acredito que o curso foi a porta para conseguir esse emprego, porque se não fosse pelo curso eu não teria conseguido a vaga na administração”, relata.
Além da Sanepar, outras instituições públicas abrem as portas para receber os adolescentes aprendizes. Entre elas estão a Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste; a Regional de Saúde; o Núcleo Regional de Educação de Toledo e alguns Colégios Estaduais do município, e em breve, o Instituto Ambiental do Paraná – IAP.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29