1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Comitê gestor da Lei Geral, de Cascavel, conclui planejamento

Redução da mortalidade das micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, formalização de novas empresas, articulação de programas de incentivo à educação empreendedora nas escolas, criação de um sistema de tributação específico e acesso facilitado ao crédito para micro e pequenas empresas locais foram as cinco ações prioritárias estabelecidas durante a última reunião deste ano do Comitê Gestor da Lei Geral de Cascavel.

12/12/2011 - 12:36


O encontro entre os integrantes do Comitê Gestor teve como objetivo a análise dos dados captados no diagnóstico dos oito capítulos da Lei Geral no município para que fossem eleitas ações que culminarão no desenvolvimento e fortalecimento do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas de Cascavel.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda, foram cerca de dois meses de estudo para identificar oportunidades de melhoria e avaliar a situação do município em relação à Lei Geral. “Os dados mostram que Cascavel está bastante adiantada no que diz respeito à formalização e desburocratização na categoria do empreendedor individual. Entretanto, o Comitê Gestor percebeu que existem necessidades de melhoria, como em ações específicas para micro e pequenas empresas já constituídas, por exemplo”, cita.
O município, ressalta Danieli Doneda, é o terceiro em número de formalizações do Paraná (atrás, apenas, de Londrina e Curitiba) e está posicionado em 6º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa (IDMPE), levantamento que monitora o desenvolvimento empresarial nos municípios paranaenses. “O perfil de Cascavel está mudando. Hoje, a economia local não é somente baseada no agronegócio, os setores da indústria, comércio e prestação de serviços têm se destacado e ganhado força”, avalia a consultora do Sebrae/PR.
O Comitê Gestor da Lei Geral de Cascavel, regulamentado por meio do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR, é formado por 33 representantes de 19 entidades ligadas ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Mesmo instituído recentemente, em 19 de setembro, demonstra-se atuante e consolidado. “A maior parte das entidades integrantes é parceira do Programa Empresa Fácil, da Prefeitura Municipal, que visa à formalização. Sendo parte do Cidade Empreendedora, o grupo ganha embasamento para favorecer não só a formalização, mas todo o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas.”

Parceiros
Além do Sebrae/PR, integram o comitê gestor da Lei Geral de Cascavel, a Prefeitura Municipal, com representantes de diversas secretarias; a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC); a Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (AMIC); a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cascavel; o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR); o Sescap-PR; o Sistema FIEP; o Sindicato Rural Patronal de Cascavel; o Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel); a Câmara Municipal; o Quarto Grupamento de Bombeiros do Estado do Paraná; o Instituto Ambiental do Paraná (IAP); o Parque Industrial do Morumbi; a Universidade Paranaense (Unipar); a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec); além das instituições financeiras Caixa Econômica Federal, Sicoob e Banco do Brasil.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29