De acordo com a Coordenadora da Equipe de Educação Básica no NRE Toledo, professora Rosana do Rosário Ossuci, esses conceitos já vem fazendo parte da realidade das escolas desde a Semana Pedagógica, realizada em julho, quando os professores foram convidados a discutir e sugerir alterações no documento base do Caderno de Expectativas de Aprendizagem, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED).
“Agora, nessa reunião, nós retomamos um pouco dos critérios de avaliação, fazendo uma comparação com essas expectativas de aprendizagem”, explica Rosana. “A diferença entre eles é que os critérios de avaliação dizem respeito aos conteúdos específicos trabalhados pelos professores e as expectativas de aprendizagem dizem respeito ao conteúdo básico. Ou seja, são conhecimentos básicos que se espera que o aluno domine ao final de cada ano”, complementa a coordenadora.
O Caderno de Expectativas de Aprendizagem busca fomentar a discussão sobre o que se ensina e o que se avalia. Neste sentido, é mais um instrumento para auxiliar no planejamento do ano letivo e na construção do plano de trabalho dos docentes.
Além destes dois itens principais da pauta, foram repassados avisos gerais referente a implantação das atividades curriculares complementares em contraturno. O Núcleo de Toledo realizará reuniões em 12 pólos reunindo representantes dos dezesseis municípios da área de abrangência da Regional. A última reunião acontece na próxima quarta-feira (16), às 8h30, em Toledo. A expectativa é que no total mais de 500 educadores participem, e posteriormente discutam esses conceitos nas instituições de ensino em que atuam.
Da Assessoria
EDUCAÇÃO
NRE orienta educadores sobre o caderno de expectativas de aprendizagem
O Núcleo Regional de Educação de Toledo repassa, nesta semana, uma de suas últimas orientações aos educadores das escolas e colégios estaduais neste ano. O objetivo destas reuniões de trabalho, envolvendo professores, pedagogos, diretores e diretores designados, é repassar informações sobre os critérios de avaliação e as expectativas de aprendizagem, itens que deverão ser considerados pelos professores na realização de seu trabalho no ano letivo de 2012.
Mais lidas
- 1Direção da Sicredi Progresso apresenta programa União Faz a Vida
- 2Prefeitura de Toledo recebe ofício do Ideas com posicionamento sobre HRT
- 3Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 4Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 5Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
Últimas notícias
- 1Universidades estaduais do Paraná firmam acordos de dupla diplomação em Portugal
- 2Workshop debate “Priorização das Principais Demandas do Município”
- 3Maternidades do Paraná iniciam uso de novo medicamento para prevenir vírus sincicial em bebês
- 4Ações da Secretaria da Mulher colocarão Toledo em clima de pré-Carnaval
- 5Mudanças em semáforos no Centro começam a valer a partir desta terça (3)




